Quarta, 28 de Outubro de 2020
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Tecnologia Alcance Orgânico

7 dicas para aumentar o alcance orgânico de meus conteúdos

Separamos sete dicas que vão destacar ainda mais seu conteúdo de modo orgânico, seja nas redes sociais ou no google. Entenda como funciona os algoritmos e evite que seu conteúdo seja penalizado.

27/01/2020 07h00 Atualizada há 8 meses
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Por: Bruno Cabral
Descubra como melhorar seu alcance de modo orgânico
Descubra como melhorar seu alcance de modo orgânico

Sabemos que o alcance orgânico diminuiu nos últimos anos e não dá para querer aplicar antigas estratégias de redes sociais nos dias de hoje. Os algoritmos destas redes se aperfeiçoaram e buscam direcionar conteúdos para seu respectivos nichos. Atualmente muitas marcas apostam no marketing de conteúdo, ou inbound marketing, para criar notoriedade, promover engajamento com o público, e claro, conquistar posições mais elevadas em buscadores como o google. As plataformas sociais e de busca se modernizaram, mas, será que você como profissional de marketing digital ou vizinho de profissão está atento a algumas transformações importantes? 

Alcance e Alcance Orgânico

Seja nos buscadores como google, nas redes sociais, ou na mídia eletrônica tradicional, o termo alcance está muito associado à quantidade de pessoas (contabilizadas uma única vez), seja elas impactadas por uma mídia ou por um conteúdo. Produzir conteúdos de modo orgânico é o mesmo de dialogar com seu público efetivo. Ou seja, as pessoas que têm relação com o tipo de conteúdo que você aborda (seja nas rede social ou nos buscadores, ambos possuem o algoritmos que valorizam a qualidade e entrega para sua real audiência. 

No mundo digital, dialogar com mais pessoas se torna cada vez mais custoso. É recomendável reservar parte da sua verba para fazer mídia paga nas redes sociais e no google. Porém, o alcance orgânico não morreu, e é possível sim trabalhar os algoritmos ao nosso favor. Confira sete dicas para melhorar o alcance orgânico de suas publicações:

01. Cuidado com o uso de links nas redes sociais

O Facebook e o LinkedIn possuem algoritmos que diminuem o alcance de seus conteúdos quando você utiliza links para sair da plataforma. O motivo para entender isso é realmente simples. Para esses gigantes, é mais interessante que os usuários permaneçam mais tempo em rede social, consumindo conteúdo na própria plataforma. A quantidade de usuários e o tempo de permanência nessas redes sociais são métricas de bastante peso para se projetarem no mercado. 

No mundo ideal, você como produtor de conteúdo deveria pensar algo específico para cada rede social, fazer com que o público se engaje (curta, comente ou compartilhe) e passe bastante tempo em seus conteúdos. Porém, sabemos que o comportamento em cada rede social é bem peculiar e o tempo de sua audiência é ouro para ser desperdiçado com conteúdo de baixa qualidade.

Na prática, quando há uma equipe reduzida, as pessoas tendem a replicar quase que o mesmo conteúdo em todas as redes sociais, utilizam as mesmas hashtags, não observam o analytics, as vezes não investem em mídia paga, fazem mal uso de segmentações, estratégias ou programações da campanha. 

Algumas pessoas mais atentas às regras do algoritmo evitam utilizar links na legenda e criam call to actions no fim do texto. Ou, em algumas vezes, disponibilizam alguns links nos comentários. Até certo instante essa estratégia pode gerar resultados melhores, mas, as plataformas, os sistemas, sofrem atualizações e aperfeiçoamentos em curto prazo. Como relatei anteriormente, a ideia que você gere um conteúdo de alta qualidade e hospede esses conhecimentos em rede social.

02. Aumente o alcance de seu blog ou site utilizando técnicas de SEO

Quando mais otimizado seu site ou blog estiver, melhores posições no google ele terá, consequentemente, mais visitantes e usuários únicos você conquistará. Se você está desenvolvendo algum tipo de estratégia em inbound marketing, é recomendável que você leia um pouco mais sobre SEO (Search Engine Optimization) para alcançar mais pessoas com seus textos.

Existem uma série de detalhes na construção, de seu conteúdo que faz grande diferença nos resultados de busca. Nunca se esqueça de utilizar a sua palavras-chave no títulos e na meta descrição de seus artigos. Atente-se a formatação de texto, utilize corretamente as tags <*H1>, <*H2>, <*H3> (sem os asteriscos*), respectivamente para título, tópicos e sub tópicos. Imagens devem ser leves, com a resolução (72 PPI - pixels per inch) e dimensões apropriadas para o local que ela será utilizada. Em breve, estarei compartilhando um conteúdo mais aprofundado sobre otimização de textos e imagens.

03. Descubra detalhes de seu público em analytics e crie conteúdos voltado para sua audiência

Seja nos analytics das redes sociais ou no Google Analytics de seu site ou blog, é possível conhecer bastantes detalhes sobre sua audiência. Veja os dias, horários de acesso, os canais de aquisição, os interesses, as páginas mais visitadas, e outras métricas. Analise bem o comportamento de seu público e tente criar abordagens e conteúdos ainda mais direcionados.

Se você publica um material de qualidade, busca entender quem é seu target, está atento aos algoritmos das redes sociais e do google, realiza melhorias de SEO, muito possivelmente, notará melhorias no alcance de seu conteúdo. Se você possui dificuldades com analytics, leia mais o artigo: Entenda o analytics de suas redes sociais e conheça seu público.

04. Dedique tempo e atenção para interagir com sua audiência

Sabemos bem que essa é uma grande dificuldade que algumas marcas possuem. Ter uma equipe reduzida, estar focado em outros esforços de marketing digital, não ter conhecimento que a interação elevar o alcance das publicações são algumas das justificativas para a ausência de resposta em comentários. As pessoas possuem dúvidas e opiniões que precisam ser respondidas. Interagir com comentários, retornar as avaliações dos usuários é um gesto atencioso, humaniza a relação da marca com o público, e, consequentemente é bem visto pelos algoritmos que estamos tanto mencionando.

05. Humanize seu conteúdo com imagens atrativas

Quem nunca descartou um livro porque não gostou da capa? Ter uma imagem atrativa promove um maior envolvimento com seu conteúdo, consequentemente, seu alcance aumenta. De nada adianta colocar o SEO em primeiro plano, por exemplo, e esquecer a humanização de seu texto com uma sensibilidade emocional nas imagens. Ter um texto incrível com uma imagem pouco chamativa pode impactar na queda de alcance em relação a publicações anteriores.


Humanize seu conteúdo com imagens atrativas
Humanize seu conteúdo com imagens atrativas

Busque bancos de imagens na internet (particularmente utilizo bastante o pixabay) e veja quais imagens dialogam bem com sua ideia. Utilizar imagens no corpo do texto é uma excelente estratégia para promover um respiro visual no leitor. Tenha o cuidado para não interromper a leitura de seu conteúdo com imagens descontextualizadas, isso pode confundir ou dispersar a atenção de seu público.

06. Crie títulos chamativos e call to actions em seu texto

Seus leitores buscam respostas na internet, logo, seu texto deve ser a solução que eles buscam. Evite criar chamadas falsas para seu texto, pois, grandes serão as chances de divulgarem que seu conteúdo não entrega a promessa de conteúdo anunciada. Pense em títulos que promovam sentimentos de facilidade, para um segmento específico, destaque benefícios, ideia de ter o controle, listas de top 10, 5 ou 3, mitos e verdades, erros mais comuns, etc. Títulos com esse tipo de construção engajam melhor, logo, o alcance se eleva. Utilize call to actions em sua meta descrição e no corpo do seu texto, por exemplo: veja a dimensão e o impacto da call to action em um case interessante da loja Caruá durante o programa de Luciano Hulk na Rede Globo.

07. Fique atento a datas de oportunidade

Muitas empresas marcam presença em datas comemorativas, porém, pouco conseguem extrair muitas vantagens. No seu calendário editorial, veja quais datas fazem sentido e muito sentido para você produzir conteúdo. Para as que fazem bastante sentido, crie um conteúdo diferenciado, mais profundo, diversifique o tipo de mídia. Chame um(a) amigo(a) para te ajudar na produção de um conteúdo inovador e diferente. As pessoas costumam dar pouca atenção às datas de oportunidade, mas essa estratégia serve principalmente para se utilizar de temas correlatos e puxar o assunto para sua marca. Logo, conteúdos ou abordagens criativas despertam atenção do público, e assim, eleva-se as possibilidades de ter um aumento do alcance organicamente.

Essas são algumas maneiras de melhorar consideravelmente o alcance orgânico de suas publicações. É importante incluir no planejamento o investimento de mídia paga, porém, planejar conteúdo para alcance orgânico aguça a preocupação com a qualidade de um conteúdo a ser divulgado. Espero ter somado com seus conhecimentos e ter atendido a suas expectativas. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de temas, entre em contato comigo no LinkedIn.

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