Segunda, 03 de Agosto de 2020
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Humanas Personas

Por que criar personas nas imobiliárias é algo tão importante?

Conheça sete benefícios para sua imobiliária começar 2020 com o pé direito. Entenda o perfil dos seus públicos e aprenda a construir suas próprias personas.

20/01/2020 07h00 Atualizada há 6 meses
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Por: Bruno Cabral
Personas para imobiliárias
Personas para imobiliárias

Para alguns a criação de personas seria o mesmo que um protocolo ou algo bonito para ser apresentado em uma reunião com os gestores. Imagine que você esteja buscando um pequeno flat para viver no centro da cidade. Como se sentiria ao receber textos de uma imobiliária sobre bangalôs ou de imóveis com 3 quartos e dependência? Muitos poderiam até abrir o conteúdo por curiosidade, porém, esse tipo de conteúdo não faz parte de suas buscas ou não é propício a despertar interesse com o tipo da sua persona.

O consumidor atual está mais instruído quando comparado à década anterior. Leve em consideração que as pessoas possuem diferentes, hábitos, linguagens, comportamentos e expectativas. Conhecer com profundidade seu público fará diferença nos resultados de vendas em sua imobiliária. Confira o que você verá nesse artigo:

  • A diferença entre persona e público-alvo
  • Conheça sete vantagens para criar personas na sua imobiliária.
  • Como criar minhas próprias personas;

Qual a diferença entre personas e público-alvo?

As personas representam grupos de pessoas que compartilham características demográficas e comportamentais e quando falamos de público-alvo, refere-se basicamente a características sociais, econômicas ou demográficas. De fato, trabalhar com personas requer um tempo maior de pesquisa e planejamento, o que faz total sentido quando percebe-se o tempo da jornada de compra de pessoas com interesse em comprar ou alugar imóveis. É importante levar em consideração as motivações, os sonhos, as frustrações para construir diferentes personas, e assim, criar uma comunicação ainda mais humanizada e que tenha maior empatia com a audiência de sua imobiliária. 

Conheça sete vantagens para criar personas na sua imobiliária

Entender a diferença entre os seus possíveis públicos

Muitas vezes as pessoas criam um único perfil e rotula de persona. O ideal é que se construa pelo menos 3 tipos de perfis com características demográficas e comportamentais. Retomando ao exemplo inicial, um flat pode se destinar a: um casal sem filhos que preza por uma boa localização por conta de trabalho ou estudos, a uma pessoa que viva sozinha com seu amigo pet, ou para um proprietário que deseja disponibilizar o espaço para aluguel. Veja como é possível criar três tipos de personas distintas e com uma principal semelhança: um imóvel pequeno no centro da cidade.

Direcionar o conteúdo de um tema para o público certo

No momento em que sua imobiliária tiver diferentes personas, você perceberá que certos temas se destina melhor para uns do que em relação a outros. Por exemplo, se você criou a persona de um casal em que a esposa esteja gestante, certamente para esse grupo é mais interessante um conteúdo relacionado a apartamento com pelo menos dois quartos, área de lazer, segurança na vizinhança e até boas escolas nas proximidades. 

Desperta maior engajamento com os seguidores

Se você trabalha com mídia, certamente irá concordar comigo "de nada adianta fazer um bom plano de mídia se o conteúdo não condiz com o público". Não haverá bons resultados a serem entregue se o conteúdo for destinado ao público que não possui afinidade do tema. Quando se utiliza call to actions, estratégias de copywriting e mídia patrocinada, eleva-se as chances de aumentar a taxa engajamento.

Criar maior empatia em sua comunicação

Imagine o seu texto ser um resultado de busca do seu leitor? Se seu conteúdo é de qualidade, certamente estará criando um laço emocional da sua marca com seu público. Trabalhar conteúdos de nichos é uma excelente oportunidade para criar um alto grau de empatia com sua audiência.

Possibilidade de ofertar imóveis para públicos de modo mais assertivo

Ter maior clareza sobre os aspectos emocionais do seu público resultará em uma maior assertividade na escolha de um apartamento. A compra de um apartamento envolve um conjunto de expectativas para todos que irão compor o lar. Sua imobiliária pode ter uma dúzia de apartamentos com dois quartos e uma suite, mas, certamente um deles será a cara da sua persona. É importante levar em consideração os pontos fortes de cada imóvel e ver quais deles possuem relação direta com as características comportamentais do seu cliente.

Auxilia no planejamento de marketing digital

Ter personas bem definidas auxilia o processo de planejamento e validação de conteúdos certos nicho. Imagine que você tenha a missão de elaborar um planejamento de marketing digital para vender um condomínio com elevadores. Produzir um conteúdo que trate a temática de acessibilidade nas calçadas ou em áreas comuns de um condomínio fará total sentido caso se tenha uma persona que seja cadeirante.

Possibilidade de construir segmentações personalizadas; 

Uma ótima maneira de criar segmentações é atribuir pontos a fim de qualificar os leads (lead scoring). É importante criar segmentações na qual você possa direcionar conteúdos de nichos às suas respectivas personas. Criar uma base de e-mails qualificados requer tempo, paciência, respeito às normas da LDPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ter a jornada de compra alinhada aos bons fluxos e automações, conteúdos de nichos direcionados às suas respectivas personas, entre outros fatores.  

Como criar minhas próprias personas?

Antes de ver os tópicos, tenha sempre em mente: as pessoas não se resumem a dados como RG, CPF, data de nascimento, idade, etc. A jornada de compra de um apartamento envolve questões emocionais. É preciso ter uma atenção, super especial, às questões emocionais.

Evite inventar personas, o ideal sempre é entrevistar as pessoas. Dessa forma, você conseguirá coletar dados, e assim, gerar novos insights para sua estratégia. Confira esse pequeno esboço:

  • Nome (pode ser fictício e assim preservar a identidade da pessoa entrevistada)
  • Idade (essa sim deve ser real, assim como os próximos pontos abaixo)
  • Cargo
  • Localidade (onde atualmente vive)
  • Hábitos
  • Hobbies
  • Frustrações
  • Sonhos
  • Mídias que prefere consumir
  • Pessoas que o(a) influencia
  • Critérios na tomada de decisão
  • Momento da jornada de compra

Essas são algumas perguntas que você pode utilizar para elaborar suas próprias personas. Caso seja interessante para sua imobiliária, você pode estar adicionando novas perguntas. Um outro recurso é poder criar suas personas utilizando o gerador de personas online da Rock Content e da Resultados Digitais. Você também pode testar o site crie sua persona.

Espero que o conteúdo tenha tenha atendido suas expectativas de alguma maneira. Esses foram alguns dos aprendizados que tive em leituras e na prática do mercado imobiliário. Compartilha comigo como está o processo de elaboração das personas em sua imobiliária hoje.

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