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Analytics

Entenda o analytics de suas redes sociais e conheça seu público

Descubra o perfil e o comportamento da sua audiência com base no analytics do facebook ou instagram de sua empresa. Direcione seu conteúdo de modo mais preciso e personalizado para casa uma de suas redes sociais.

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12/01/2020 18h31Atualizado há 4 meses
Por: Bruno Cabral
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Analytics das redes sociais
Analytics das redes sociais

Entender o público e para quem estamos dirigindo nosso conteúdo é fundamental. Se você produz um conteúdo em um blog, você deve ter sempre em vista as personas que você deseja comunicar. No momento em que você vai compartilhar seu conteúdo é fundamental observar o analytics de cada rede social. As pessoas são diferentes, possuem preferências e gostos diferentes, logo, é um tremendo erro achar que o mesmo público do Facebook está no Instagram. Estamos em tempos em que o alcance orgânico tende a diminuir e conhecer o perfil e comportamento de nossa audiência pode ser um fator decisivo para elevar as taxas de engajamento. Confira o que você verá nesse artigo:

  • Analytics do Facebook
  • Informações sobre pessoas na página do Facebook
  • Facebook Audience Insights
  • Analytics do Instagram

Analytics do Facebook

O Facebook é o pai do Instagram e do Whatsapp, e para quem ainda tinha dúvidas, em uma de suas últimas atualizações, o Mark Zuckerberg fez questão de deixar isso bem claro quando abrimos os aplicativos dessas redes sociais. Deixando a brincadeira de lado, vamos ver de que modo podemos analisar os dados dos analytics e assim gerar novos insights. 

Informações sobre pessoas na página do Facebook

Devido às constantes atualizações do Facebook, é bem possível que o analytics que quero comentar esteja em um caminho pouco diferente, mas vamos lá: ao acessar a página do Facebook que você deseja analisar você verá a opção "configurações" (ou na capa ou próximo), e ao clicar, você será levado a um novo caminho com um menu de opções como "página", "caixa de entrada", "horas marcadas", "estúdio de criação", "gerenciar vagas de emprego", e por fim você irá clicar uma opção chamada "mais". Neste submenu terá a opção "informações". Após seguir nesta opção, você verá no menu lateral uma opção chamada "pessoas". e finalmente chegamos \o/.


Analytics da página do facebook
Analytics da página do Facebook

Nas informações sobre pessoas de sua página você verá o perfil de seu público. O percentual de homens ou mulheres. Verás também em quais países, cidades e o idioma que de seu público. Se você está vendo esse menu pela primeira vez, poderá ficar surpreso ou perceber o motivo de algo que pode estar dando certo ou errado na sua estratégia. Em complemento essa página, você pode também acessar o audience insights e aprofundar seus estudos sobre sua audiência, confira mais detalhes logo abaixo.

Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta que auxilia os profissionais que irão trabalhar com o Facebook ADS. Porém, a mesma pode ser utilizada para entender mais sobre o perfil e o comportamento dos usuários do Facebook, seja em sua página ou na plataforma como um todo. Ao acessar a ferramenta, você terá que escolher o público que deseja analisar: se são pessoas que estão no Facebook como um todo ou pessoas que estão na sua página. Após escolher uma dessas opções, a ferramenta irá exibir os dados e a pré configuração de localização para os Estados Unidos automaticamente. Facilmente é possível alterar para região e adicionar outros filtros para estudar o público desejado. 


Analytics do facebook audience insights
Analytics do Facebook Audience Insights

Analytics do facebook audience insights em dados demográficos
Analytics do Facebook Audience Insights em dados demográficos

Em dados demográficos, seja no público de uma página ou no Facebook como um todo, é possível ver o percentual de homens ou mulheres versus a faixa etária deles. Logo abaixo você verá as taxas com relação ao estado civil e o grau de escolaridade dos usuários. Descendo mais um pouco terá os índices dos cargos profissionais das pessoas. Saindo do menu "dados demográficos" e clicando em "curtidas na página", é possível conhecer quais as páginas são mais curtidas dentro do perfil de público analisado. Já no menu localização, é possível ver as cidades, países e idiomas. E por fim, em atividades é possível conhecer um pouco mais sobre a interação do público. Nessa aba é possível ver quantos o tipo de engajamento que possui maior aderência com o público, seja comentários, curtidas, etc. Também é possível ver quais devices são mais acessados (de um modo geral o mobile quase sempre estará em alta, mas isso não é regra).

No menu lateral do audience insights é possível customizar seu público. Você pode adicionar uma ou mais localizações ou filtrar por idade, gênero, interesses, páginas, idioma, relacionamento, educação, trabalho, segmentos de mercado, país, política e acontecimentos. As combinações podem ser inúmeras, porém, vale uma regra básica de segmentação de públicos. Quanto mais específico um público, menor será seu público e mais qualificado ele será. Dependendo do seu objetivo ou segmento, tenha cuidado em segmentar demais seu público e assim perder parte de um público que tenha potencial. 

Analytics do Instagram

Da mesma forma que o Facebook, é possível conhecer mais detalhes sobre o público que está no Instagram. Para ter acesso às informações do seu perfil no Instagram, é preciso que sua conta seja comercial. Caso não seja, nas opções de seu perfil, você deverá tocar em configurações e em seguida "conta" (uma das últimas opções será mudar para conta comercial). Se sua conta já é comercial, ao ver as opções de seu perfil, você verá a opção "informações". Nesse espaço você verá três abas: "conteúdo", "atividades" e "público". Ao tocar nesta última opção, você verá inicialmente o crescimento geral. De modo padrão, o aplicativo do Instagram apresenta os dados dos últimos sete dias. 


Informações do analytics no Instagram
Informações do analytics no Instagram

Nas informações de público, o Instagram divide a audiência em três: geral (são as pessoas que seguem seu perfil, excluindo aqueles que deixaram de te seguir no período em selecionado), deixaram de seguir você (número absoluto de pessoas que deixaram de seguir seu perfil no período selecionado) e começaram a seguir você (número absoluto de pessoas que começaram a seguir seu perfil no período selecionado). Mais abaixo será apresentada as cidades e os países de seus seguidores.

informações do analytics no instagram Analytics Instagram informações faixa etária e gênero Analytics Instagram informações seguidores

Descendo mais será apresentada as faixas etárias de homens, mulheres ou ambos os sexos. Mais abaixo verás o percentual por gênero e os picos da audiência de seus seguidores, por horário e dias da semana. Correndo pelo menu em "atividades", dados de descoberta, alcance e impressões dentro do período em análise. Mais que curtidas, a métrica de interações hoje é a nova "mina de ouro" no marketing digital. Veja quantas pessoas visitaram seu perfil e clicaram em suas publicações. Na aba "conteúdo" veja quais publicações obtiveram melhor desempenho. analise o que deu certo e o que pode ser melhorado. Utilize de estratégias que deram super certo com uma nova roupagem e novos temas. Responda TODOS os comentários, sempre que possível (isso é bem visto pelo algoritmo do Instagram e do google).


informações dos stories do analytics no instagram
informações dos stories do analytics no instagram

Uma outra parte que vale destacar são os stories. Seja na aba de conteúdo ou diretamente na foto de perfil de sua conta, ao abrir qualquer um de seus stories e arrastar para cima, você perceberá mais dados que são relevantes como o "alcance" (número absoluto de pessoas que viram o storie), "impressões" (quantas vezes esse mesmo storie foi visto, podendo um mesmo usuário ter visto mais de uma vez), seguidores (pessoas que seguem sua conta), voltar (usuários que voltaram para visualizar novamente seu conteúdo), avançar (pessoas que optaram em avançar seus stories), próximo storie (que deslizaram para o lado para sair de sua conta e acessar a conta de outro perfil) e "saídas" (o público que decidiu sair dos stories em sua conta).

Possa ser que você já tenha visto tudo isso que comentamos, mas falta o mais importante: colocar em prática. Com base na análise de todos esses analytics é possível conhecer melhor o perfil de seu público em cada rede. Por mais que se tenha uma persona, é fundamental ver quais temas engajam em cada rede, direcionar o conteúdo seja de modo orgânico ou pago para o perfil que tem maior aderência com sua rede. Se seu objetivo for atrair novos seguidores, nunca esqueça de manter o relacionamento com quem já está presente em sua base.

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Fonte: Climatempo
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