Seu primeiro passo será encontrar os seus principais concorrentes. Baseado no seu nicho e em seu público-alvo, você precisa encontrar quem a sua audiência já acompanha e admira. Essa busca deve ser feita através da pesquisa por hashtags: defina as principais hashtags do seu nicho e veja também quais hashtags os seus concorrentes estão usando.
Assim, você consegue criar a sua própria lista de hasgtags relevantes e encontrar quem está fazendo um bom trabalho no Instagram. Caso você seja um influenciador ou marca local, não esqueça de pesquisar hasgtags específicas da sua região. Depois de ter identificado os seus principais concorrentes, é o momento de definir quais são os dados que você vai analisar. Alguns aspectos importantes a observar:
- • Qual é a estrutura da biografia?
• Que tipo de linguagem é utilizada nas legendas e nos stories? Casual, profissional, com gírias?
• Qual é o estilo das imagens postadas? Profissionais ou caseiras? Cores vibrantes ou monocromáticas?
• Qual é a frequência das publicações? Quais os principais horários em que eles postam?
• Que tipo de posts tem o maior engajamento? Textos, fotos, vídeos, sorteios?
Esses são alguns dos aspectos que precisam ser analisados para determinar que tipo de conteúdo tem impacto sobre a sua audiência e atrai novos seguidores. Crie uma planilha ou documento para salvar as informações. Agora que você já recolheu todos esses valiosos dados, chegou o momento de criar suas próximas estratégias. Com todas essas informações você poderá definir qual será o seu modelo de comunicação no Instagram para melhorar a sua presença.
Coloque em prática os aspectos favoritos que você encontrou, colocando a sua personalidade e seu estilo. Todos os dados recolhidos servem como inspiração para você aplicar da sua maneira original e única. Com isso, você com certeza estará alguns passos a frente para destacar no Instagram!
E ai, gostou? Deixei seu comentário!