Quarta, 28 de Outubro de 2020
99 99999-9999
Tecnologia Luciano Hulk

Conheça o poder de uma call to action no programa de Luciano Hulk para a loja de sapatos Caruá

O perfil @carualoja teve o perfil anunciado por Luciano Hulk durante o programa do Caldeirão e a quantidade de seguidores explodiu!

07/12/2019 18h46 Atualizada há 9 meses
731
Por: Bruno Cabral
Momento em que o apresentador Luciano Hulk anuncia o patrocínio de novas máquinas e insumos aos irmãos Emanuel e Daniel. Foto: TV Globo
Momento em que o apresentador Luciano Hulk anuncia o patrocínio de novas máquinas e insumos aos irmãos Emanuel e Daniel. Foto: TV Globo

Imagine você ter sua marca anunciada na televisão em um horário nobre por nada mais nada menos que Luciano Hulk. Foi exatamente isso que aconteceu com a loja de calçados Caruá nesse sábado dia 7 de dezembro de 2019. Os irmãos Daniel e Emanuel da antiga loja D e E Calçados participaram de um quadro chamado "Mandando Bem" em que o apresentador Luciano Hulk conhece donos de pequenas empresas, seus produtos e a história das pessoas na empresa. Caso você queira conhecer mais detalhes sobre essa história, acesse o link da matéria da Rede Globo por aqui. Acesse também o e-commerce da Caruá clicando aqui.

Vale ressaltar alguns pontos, bem interessantes, do ponto de vista do branding. A marca que antes se chamava D e E Calçados (por conta das iniciais dos irmãos Daniel e Emanuel) passou a se chamar Caruá (planta típica do nordeste brasileiro e que personifica a parceria de trabalho entre eles). Outro detalhe que chamou bastante atenção, foi o fato da equipe de marketing ter confeccionado toda a parte de papelaria e integração da loja no instagram com o e-commerce. Lógico, ainda há muitos pontos para serem melhorados, mas sem dúvidas a marca encerrou a semana com o pé direito.  

E para nós que somos de marketing digital, hoje tivemos a oportunidade de testar a eficácia de uma call to action na Globo em horário nobre. Logo do fim do quadro "Mandando Bem", o apresentador Luciano Hulk a fim de ajudar os irmãos Daniel e Emanuel a conseguirem mais seguidores, pediu para os telespectadores seguirem o perfil do instagram @carualoja. Tomei um susto, e no impulso acessei (de fato, me interessei bastante pelo o produto rs). Fiz um print para mandar a uns amigos que também sei que gostam desse tipo de produto. Nesse momento um olho meu era de consumidor e o outro de analista de marketing. Segui rolando pelas fotos do perfil e após um minuto, realizei o refresh na página. Reparem o horário no print screen, e na sequencia, a quantidade de seguidores:

Comecei a pensar sobre o que eu estava presenciando... Caramba, Luciano mandou os telespectadores seguir um perfil no Instagram, e em menos de 1 minuto, a loja ganhou mais de 16 mil seguidores e tive que fazer um print para ter certeza do que havia acabado de presenciar. Alguém ai fez o mesmo? Me questionei coisas do tipo: apenas uma call to action foi capaz de promover um crescimento como esse? E se fosse apenas um simples merchan com cara de merchan, sem tanto apelo emocional, sem contar toda a história de luta desses dois irmãos, o número teria tanta eficácia? E se essa dupla de irmãos tivessem o recurso e optassem em realizar uma inserção no programa do Caldeirão do Hulk e que pedissem para anunciar o perfil do instagram, sem o grande público conhecer de fato a história desses irmãos. Como seria esse o resultado desse teste B? 

Eu queria ser a pessoa que estaria de prontidão para acompanhar essas métricas com o google analytics. Consegui acessar tranquilamente o site (até pensei que pudesse cair com o grande volume de acessos simultâneos). Apenas 1 minuto e me vi percorrer o fluxo que foi traçado para esse momento: acessar o Instagram, buscar a loja, clicar no link da bio e acessar o site para ver o preço dos produtos. O momento tão aguardado por eles, ou pelo menos deveria ser. Quantas vendas será que foram feitas nesse fim de tarde? Quantas mensagens de whatsapp eles receberam nesse instante? Fiquei chateado e me esqueci de enviar uma mensagem nesse momento, observar o tempo de resposta que teria. Será que alguém do time da Globo estava de prontidão para dar esse suporte ou será que configurou-se para entregar todo o trabalho após um treinamento de marketing digital (que ainda será feito com os irmãos)?

O "arroz com feijão" é capaz sim de trazer grandes resultados. Quem nunca viu marca utilizar do apelo emocional para atrair envolvimento e empatia com o público? Nós como profissionais de marketing digital e de áreas afins queremos muitas vezes inventar uma "nova roda", mas esquecemos que um bom marketing (seja digital ou não) é pensado de pessoas para pessoas. Por trás de um CNPJ sempre há um CPF. Antes de se lançar em novas estratégias, verifique se o seu trabalho está sendo feito com excelência. Observe as métricas que seu dashboard apresenta e veja de que movo você pode otimizar, escalonar, automatizar para performar melhor. Existe uma fórmula de sucesso para atrair bons resultados? Alguns profissionais vão afirmar que é necessário: encontrar o público certo, no meio certo, na hora certa. A TV é o meio certo? A TV é um canal de mídia que sempre atrai resultados impactantes e expressivos quando há um envolvimento do público com o conteúdo. 

Nós da equipe da Cumaru Digital e do Afunilados desejamos muito sucesso a dupla Daniel e Emanuel da @carualoja. E vamos ficar de olho na evolução de marca de vocês! Quem sabe a gente não consegue compartilhar mais para frente um pouco mais sobre a história de vocês por aqui.

Cumaru Digital
Sobre Cumaru Digital
Olá, meu nome é Bruno e sou um dos colaboradores da Cumaru Digital que atua na produção de conteúdo desse blog. Nós somos uma agência digital e temos diversas soluções para seu negócio, independente de qual etapa do digital você se enquadra. Clique no banner e receba nosso conteúdo sempre que atualizarmos algo em nossa coluna =)
Recife - PE
Atualizado às 02h48 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias