Sexta, 24 de Setembro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Recife - PE

Brasil Brasil

Bolsonaro diz que acordo entre países lusófonos facilitará trânsito

Presidente recebeu nesta sexta (30) o chefe de Estado de Cabo Verde, João Carlos Fonseca. País africano foi o 1º a ratificar acordo

30/07/2021 às 12h50
Por: Fagner Ikamaan Fonte: R7
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (30) que o acordo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) facilitará a mobilidade entre os países que integram o grupo. Ele celebrou o entendimento durante visita oficial ao Brasil do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca.

O acordo foi fechado pela CPLP em junho. Na quinta-feira (29), o Parlamento de Cabo Verde foi o primeiro a ratificá-lo. Ainda precisam do aval do Legislativo os demais países: Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. 

O acordo pode facilitar a concessão de visto e autorizações de residência, além da circulação de pessoas. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, chefiou a delegação brasileira no evento que culminou com a celebração do acordo, em Angola.

O entendimento pode ser interessante especialmente para brasileiros interessados em viver em Portugal. Atualmente, os imigrantes brasileiros são mais de 160 mil no país europeu.

Nesta sexta, Bolsonaro destacou a possibilidade de trânsito também entre brasileiros e cabo-verdianos. "Entre os acordos temos o naval, temos o cultural, mais de 2 mil cabo-verdianos já estudaram em nosso país. E estamos ultimando o acordo de mobilidade, que facilitará o transito dos nossos povos entre esses países irmãos", disse.

Veja também
Recife - PE Atualizado às 18h17 - Fonte: ClimaTempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 30°

Sáb 28°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias