Loja Virtual

Loja Virtual: 7 Dicas para você que está abrindo seu próprio ecommerce

Se você está abrindo uma loja virtual, muita atenção para esse artigo! A Cumaru Digital separou pra você 7 dicas que vão te ajudar nesse empurrãozinho inicial para você começar sua loja com o pé direito, clique e confira mais.

Cumaru Digital

Cumaru DigitalOlá, meu nome é Bruno e sou um dos colaboradores da Cumaru Digital que atua na produção de conteúdo desse blog. Nós somos uma agência digital e temos diversas soluções para seu negócio, independente de qual etapa do digital você se enquadra. Clique no banner e receba nosso conteúdo sempre que atualizarmos algo em nossa coluna =)

29/10/2020 13h49
Por: Bruno Cabral
67
Loja Virtual
Loja Virtual

Se você está pensando em montar sua própria loja virtual, é importante buscar por plataformas que te ofereçam uma boa estrutura. Como assim? Imagine que você está buscando um ponto físico para a sua loja física e que nesse mesmo espaço você não tenha a liberdade de customizar o ambiente para receber a sua loja. Imagine esse tipo de situação no ambiente virtual, nada agradável, né verdade?

Além desse ponto, há uma série de fatos que você deve se preocupar como redes sociais, fotografia, boas chamadas…  E como organizar tudo isso? Não se preocupe, preparamos esse artigo especialmente pra você que está abrindo sua própria loja virtual e precisa de um empurrãozinho inicial. Separamos 7 dicas que vão te ajudar, confira maiores detalhes logo a seguir:

1. Escolha uma boa plataforma

Se você ainda está sem um norte para montar a sua plataforma, você pode começar procurando pela Loja Integrada, Uol Meu Negócio, LocaWeb, Wix, entre outros. Existem alguns pontos que devem ser considerados no momento que você deve comparar os fornecedores, tais como:

Responsividade

Parece um absurdo eu ainda pontuar uma coisa dessa em pleno 2020, mas acredite, há fornecedores que não entram esse mínimo. Esse ítem é importante não só para a experiência de navegabilidade do usuário, mas também é fator significativo para o SEO e ranqueamento do site nas páginas do google.

Script de Terceiros

Se você não entende muito de html e outras linguagens de programação, calma rsrs. Esse é um ponto importante e relativamente simples. É provável que durante o tempo você queira inserir novos recursos no seu site, e esse é um espaço que conectará a sua loja com outras ferramentas de marketing digital. Por isso, verifique antes se a plataforma que você está cogitando permite a inserção de script de terceiros.

SEO

Na hora de contratá, procure saber com o time comercial como é o seo da plataforma rsrsrs provavelmente todos vão dizer que é excelente, mas observe se você tem a possibilidade de editar manualmente a url de todas as páginas da sua loja, observe também se há campos de meta descrição, eles são muito importantes na hora de você trabalhar um bom copy com as palavras chaves e ranquear melhor a sua página. Caso você queira aprofundar uma leitura sobre esse tema, não deixe de ler nosso artigo seo: como ganhar as primeiras posições no google.

Criação de novas páginas: verifique se há alguma restrição para a criação de novas páginas e se você consegue customizar o posicionamento delas nos menus disponíveis.

Sistema de pagamento

Verifique os sistemas de pagamento da sua plataforma, como funciona a integração. Possa ser que o seu sistema de pagamento habitual seja um específico e para o tipo de plano que você queira ativar seja outro. Atente-se a esse detalhe. 

Customização

Explore ao máximo o poder de customização do seu site. Customize o posicionamento, cores e fontes do seu site. Mas atenção, nunca esqueça de deixar o layout final algo agradável para que o usuário navegue.

Devices

Teste o comportamento do seu site em diversos dispositivos. Confira todas as páginas no mobile, no desktop, notebook, tablet e até mesmo na smart tv. Observe se as páginas carregam bem, se todas as informações aparecem na sua integridade sem deformidades. 

Suporte

Sim, esse é um ponto que muitos esquecem de observar. Verifique como funciona o suporte da plataforma que você está contratando. Certamente você irá comprar o domínio (o famoso www.nomedaloja.com), e se você tiver dificuldades para realizar o apontamento do seu site, certamente precisará de um time de suporte. O suporte é o seu verdadeiro anjo da guarda quando você está naquele desespero sem saber realizar alguma etapa. Mas, se pra você esse é um item secundário, muitos fornecedores disponibilizam blogs com artigos que ensinam todos esses processos de implementação. 

2. Capriche no Copy e no SEO de seu site

Ter um bom copy é você direcionar a linguagem e seu porder de persuasão para envolver o público. Algumas pessoas escrevem pensando somente em ganhar no SEO, não que isso seja errado, mas esquecem muitas vezes de humanizar a comunicação com o público. Um não substitui o outro, por isso um copy bem feito é importante! Caso você queira aprofundar uma leitura sobre esse tema, aqui mesmo no nosso blog temos o artigo copywriting: o poder da escrita persuasiva na sua empresa.

3. Produza fotos incríveis

Sim, muitas pessoas compram o livro pela capa e o mesmo pode acontecer na sua loja virtual. Logo, faça boas fotos sobre seu produto. Explore a criatividade, busque referências pelo pinterest e navegue pelas hashtags do instagram. Veja o cenário ideal, observe a iluminação do local, veja os melhores enquadramento e tire um momento apenas para testar os melhores ângulos antes de iniciar a sequência fotográfica dos demais produtos. 

4. Esteja presente nas redes sociais

Além de ter a sua loja virtual, você precisa marcar presença nas redes sociais. Se você estiver sozinho e está naquela condição ”eu faço tudo”, elenque as redes sociais que você de fato consegue estar presente. O facebook disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada estúdio de criação e nela você agendar fotos, imagens em carrossel, vídeos e até mesmo IGTV. Até o momento em que produzimos esse artigo, a ferramenta não disponibilizou o agendamento de outros recursos como o stories ou o próprio reels. Mas certamente te ajudará bastante.

Se você está com um recurso para investir, nem é tão caro assim, você pode contratar o serviço de ferramentas como o Etus ou Mlabs, que fazem o agendamento das principais redes sociais, de modo simples, oferecem métricas relatórios e agendamento de publicações para os mais diversificados formatos das redes sociais. Vale a pena consultar os planos… Black Friday vem ai, então… #ficaadica

5. Faça um orçamento para investir em mídia

Além do custo da plataforma que você está contratando e reserve um valor fixo mensal para você investir em mídia para redes sociais! Você precisará realizar esforços para direcionar tráfego para a sua loja virtual, e de modo exclusivamente orgânico, essa será uma missão árdua. Por isso é importante reservar uma verba do seu orçamento para impulsionar e até mesmo criar campanhas no seu gerenciador de anúncios do facebook. Se você tiver como arcar com outros gerenciador, vale muito a pena investir em campanhas do google! assim você ativa sua presença não só na rede social e estará presente em sites parceiros e aplicativos do google.

6. Seja inovador no seu segmento, surpreenda seu cliente.

Observe o que sua concorrência está fazendo. Além disso, veja o que outras empresas fazem em outros segmentos e veja como você pode adaptar a ideia para a sua realidade. Criatividade requer esgotar as possibilidades lógicas possíveis e navegar por um caminho ainda pouco explorado, porém, precisa ser eficaz.

7. Dedique tempo para responder às interações de seus clientes em até 24h.

Se alguém lhe faz uma pergunta via rede social ela espera ser respondida o quanto antes. Responder prontamente ou até 24h as mensagens de seu público irá lhe favorecer em posições privilegiadas nos algoritmos das redes sociais. Se você não tem tempo hábil para responder de imediato, diga que você irá apurar e que volta a retornar o quanto antes. O cliente ou visitante se sentirá mais satisfeito em saber que alguém já viu o que ele precisa e que vai atrás da resposta! Mas atenção, atente-se a frequência de mensagens… Objetividade sempre!

Recife - PE
Atualizado às 09h56
28°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 23°
29°

Sensação

22 km/h

Vento

58%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias