Segunda, 03 de Agosto de 2020
Anúncio
Negócios Retenção de Talentos

Qual o papel do RH na retenção dos talentos de uma empresa?

O que motiva um talento?

16/07/2020 17h17 Atualizada há 3 semanas
63
Por: Cíntia Mourelle
Pessoas trabalhando em equipe
Pessoas trabalhando em equipe

A Era da tecnologia e a competitividade acirrada no mercado trouxeram novas óticas para a gestão das empresas, isso fez o departamento de Recursos Humanos assumir um papel estratégico, já não era sem tempo! Graças a melhoria contínua nos processos de gestão, as empresas estão percebendo que o maior capital que elas possuem, é o capital humano, e o maior desafio de agora em diante é convencer os colaboradores a participarem da construção diária da missão e fazer com que os mesmos se enxerguem como recurso fundamental e que são importantes para a conquista.
Sabemos que não é fácil fazer com que os colaboradores saiam de um papel de recursos coadjuvantes dos lucros para o papel de "ator principal" como participantes ativos dos resultados, estamos falando aqui de uma quebra de paradigmas de décadas no que se refere a Gestão Tradicional do RH x uma Gestão de RH Estratégico.
As empresas que já enxergaram esse viés, hoje estão à frente da concorrência, possuem as primeiras posições no mercado e muito desse mérito é o papel estratégico exercido pelo RH, estamos na era da gestão humanizada!
A situação ideal é que os colaboradores "vistam a camisa" da empresa e deem o melhor de si, mas no mundo real, para isso ser alcançado o RH faz diversos estudos, planejamentos e análises. Afinal, fazer com que as pessoas da empresa performem o melhor possível, requer muita estratégia, considerando que cada ser humano é único e possui suas complexidades e características próprias.
Sendo assim, entra em cena o RH em seu papel atual, definindo estratégias de como engajar as pessoas com os princípios da empresa.
É necessário mapear os talentos e analisar quem são os colaboradores que a empresa deseja reter a longo prazo.
Por que é importante fazer a retenção de talentos? O capital humano é um dos principais responsáveis pelo crescimento das empresas. Mas como começar?
- Implantar e analisar a Pesquisa de Clima Organizacional, a partir dela deve-se também entender o que os talentos da empresa almejam?
- O planejamento de um processo seletivo é primordial, analise o funil de recrutamento e seleção, é interessante que as pessoas contratadas e os novos colaboradores tenham o fit cultural com a organização;
- Possuir uma comunicação clara e assertiva com todos os colaboradores;
- Implantar um programa de valorização: todos precisam se sentir relevantes nas conquistas da empresa, pois de fato, são!;
- Implantar um plano de carreira e remuneração;
- Mapear os talentos e desenvolver habilidades dos colaboradores;
- Implantar KPI´s de Retenção de talentos.

A implantação de estratégias para valorizar o colaborador é um verdadeiro investimento, cabe ao RH definir estratégias para alcançar os melhores resultados.

Up Leader
Sobre Up Leader
A nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.
Recife - PE
Atualizado às 14h06 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

30° Sensação
33 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias