Segunda, 03 de Agosto de 2020
Anúncio
Negócios Fluxo de Caixa

6 dicas para extrair o melhor do seu fluxo de caixa

Quais informações você pode obter e como melhorar a saúde financeira de sua empresa

05/07/2020 12h30 Atualizada há 4 semanas
103
Por: Rafael Fischer
Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa

     Sempre falamos que o controle financeiro, se feito corretamente, pode alancar o resultado de seu negócio. A correta utilização das ferramentas financeiras servem para além do controle efetivo das receitas e despesas, como também para dar informações precisas para a tomada de decisão. O acompanhamento dos números ajuda evitar erros operacionais, imaginem uma campanha de marketing interrompida, antes do lançamento de um produto novo, por que o financeiro esqueceu de pagar o fornecedor de mídias sociais? 

Como já falei em outro post aqui uma ferramenta importantíssima para qualquer negócio é o Fluxo de Caixa. Como forma de aprofundar um pouco mais sobre o assunto, separamos algumas dicas que podem ser usadas de imediato na sua empresa:  

1.     Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa:

- Enxergar como entram e saem os recursos da empresa, por mais simples que pareça, é de fundamental importância para todo empresário. Saber a periodicidade, volume e quem são os clientes te ajuda a programar melhor como serão pagas as contas. Saber quais principais são as despesas e quando você pagará ajuda a programar as datas das despesas e definindo um bom PMP -  Prazo Médio de Pagamento para seu negócio.

2.     Avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados;

- Analisando os valores que serão recebidos, através das vendas efetuadas e pelo histórico das vendas de meses/anos passados, é possível verificar em que mês, semana ou dia você não terá recursos suficientes para pagar todas as despesas. Se o período, por exemplo, for de um mês alguma ação pode ser tomada como:  verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações de uma linha de produtos.

3.     Auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa;

- Praticamente todas as empresas sofrem com sazonalidade nos negócios, seja por datas comemorativas, seja por concentração das vendas dentro do próprio mês. Para todas as situações, é necessária uma preparação prévia. Deixar para tomar uma decisão de onde irá tirar os recursos para pagar as despesas, no dia do pagamento, pode minar dia após dia, a saúde financeira da empresa. 

4.     Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga constante financeira no período avaliado;

- Com as informações do Contas a Pagar e do Contas a Receber atualizadas e organizadas, o empresário pode estudar as finanças de sua empresa para organizar melhor com objetivo de gerar um equilíbrio financeiro ao longo do mês, com algumas ações simples como, por exemplo, dividir ou não o pagamento da folha e pagar as contas no dia do vencimento ou pagar antecipadamente, definindo dias específicos para pagamentos de contas. 

5.     Verificar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de recursos com terceiros;

- Em termos mais simples, se a empresa está gerando caixa suficiente para pagar as contas ou se precisará de capital de terceiros para honrar seus compromissos.

6.     Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos;

- Com as informações antecipadas, é possível definir quais gastos serão prioritários e quais poderão ser reagendados ou até mesmo cancelados.

Essas são algumas informações que podemos extrair do fluxo de caixa. No entanto, cada empresa precisa analisar seus números, entender seu momento financeiro e planejar as ações corretivas/preventivas de acordo com sua estratégia. Um planejamento feito no passado pode não servir para o futuro. Avaliações constantes serão necessárias para adaptar as contas para que o mercador está exigindo. A velocidade de adaptação é tão importante quanto a direção que a empresa está tomando.

Up Leader
Sobre Up Leader
A nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.
Recife - PE
Atualizado às 14h06 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

30° Sensação
33 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias