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SEO

SEO: Como ganhar as primeiras posições do Google?

Conheça as técnicas de SEO (Search Engine Optimiza) e aprenda como otimizar as páginas de seu site ou blog para alcançar a primeira página do google. Entenda como o googlebot classifica a relevância de seus conteúdos.

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26/04/2020 14h24Atualizado há 4 semanas
Por: Bruno Cabral
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Se você tem um site ou um blog, certamente perceberá que nos primeiros dias você terá poucos acessos em sua página. Isso acontece porque você é um espaço novo e o Google precisa saber lhe conhecer um pouco melhor.

Imagine o googlebot (algoritmo do Google) como se fosse uma pessoa. Vocês precisam criar um diálogo, se conhecer, trocar informações para que ele possa indicar você a outras pessoas. Ou seja, você precisa fornecer certas informações para que o buscador posicione melhor sua página, seja seu site ou blog. 

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimiza é o conjunto de técnicas e esforços que visam melhorar o desempenho de sua página web ganhar melhores posições, de modo orgânico, no Google. Ele pode ser dividido em duas formas: on-page (com otimizações dentro do site) e o off-page (com otimizações fora do site). Nesse artigo vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o on-page. 

SEO X Links Patrocinados

Com o SEO é possível ranquear seu conteúdo nas primeiras páginas de modo contínuo sem custo de mídia. Esse seria o que chamamos de Resultado Orgânico. Já os Links Patrocinados posicionam anúncios nos primeiros resultados de busca. É necessário um investimento e possui prazo de início e fim de campanha. 

Como funciona o googleboot?

O googlebot é formado por vários robôs que analisam as páginas da web (sites, blogs, vídeos, etc) e que analisam o conteúdo e os links contidos em textos, vídeos ou imagens. Ele não faz uma leitura humanizada do conteúdo, porém, faz uma análise do grau de interatividade dos usuários com a página. Confira abaixo o que você precisa fazer para ganhar melhores posições no Google.

On-Page SEO

1. Título das páginas

Posicione sua palavra-chave o mais à esquerda possível (logo no início do título). Vale também consultar como anda o volume de busca no Google Trends. Seu título deve ter entre 55 a 70 caracteres (incluindo espaços). Você não precisa contar manualmente esses caracteres pois há ferramentas como o invertexto que já contabiliza isso por você! Construa títulos relevantes e objetivos, utilize e abuse das técnicas de copywriting na sua chamada. Na formatação do texto, < H1> no Cabeçalho!

2. Metadescrição (subtítulo)

Esse será o espaço que você criará uma chamada secundária para o seu texto. Utilize uma única vez a palavra-chave em qualquer momento da metadescrição. Um outro ponto importante: não ultrapassasse 230 caracteres, incluindo os espaços, utilize o invertexto. Por fim, não copie e parte do texto de seu artigo ou site. Crie o texto desse campo, seja convidativo e atrativo para seu público. 

3. URLs amigáveis

Sua palavra-chave deve estar contida na URL de sua página. Sempre que possível tenha um URL curto e objetivo (isso reforça a importância de ter uma boa plataforma para construir sua página como o wordpress). Utilize-sempre-hífens-para-separar-as-palavras. Relacione nesse caminho o tema do da sua página, evite utilizar algarismos numéricos, letra Maiúscula, underlines, e outros caracteres especiais que comprometa o entendimento tanto por parte do usuário como do google!

4. Texto alternativo

Até esse momento de abril de 2020, os robôs do google ainda não consegue ler imagens (pixel a pixel). Por isso é importante incluir texto alternativo e título nas imagens. Esse recurso foi pensado principalmente para pessoas com deficiência visual. Cada vez mais os sites são cobrados com relação a acessibilidade para todas as pessoas com algum tipo de deficiência, seja visual ou auditiva. Nas imagens que vão para artigos ou demais páginas de seu site, formule títulos com a palavra chave.

5. Tags de cabeçalho

Ao finalizar seu texto, depois que você revisar além a digitação e a concordância, Você precisará adicionar a formatação dos títulos de sua publicação. O título principal deverá ter a tag < H1> ou Cabeçalho 1. Somente uma vez será utilizado por texto. Utilize a tag < H2> (cabeçalho 2) e < H3> (cabeçalho 3) em hierarquias. Não esqueça de colocar a palavra chave principal no início do < H1> (Cabeçalho 1) e pelo menos 1 vez em um dos < H2> (Cabeçalho 2).

6. Palavras-Chaves

Alguns cuidados irei reforçar neste parágrafo: a palavra chave principal deve estar mais à esquerda possível no título. Utilize o termo chave no primeiro parágrafo do artigo. Escreva, pelo menos 1 vez a palavra chave no subtítulo (metadescrição). Ao observar o todo de sua publicação, o termo chave deverá representar 1% do total de seu texto. Utilize o sites como o sinônimos e evite a repetição dessa palavra em um mesmo parágrafo.

7. Qualidade do conteúdo

Seu conteúdo precisa ser relevante e esclarecedor para seu público. Se você escreve por algo muito específico em que as pessoas não buscam, você corre o risco de seu texto não ser visto de modo orgânico no buscador. Mais uma vez, consulte o Google Trends veja se ele apresenta um volume de busca relevante para seu objetivo. 

Produza subtítulos (metadescrição), utilize formatações como itálico, negrito e sublinhado para criar destaques em passagens do texto. Eventualmente você pode fazer citações durante o conteúdo do texto. Colocar imagens para quebrar a leitura do texto é algo bastante positivo. Incluir palavras chaves no nome do arquivo, na legenda e no texto alternativo. Empregue pontos e números para organizar tópicos de uma sequência. Não se esqueça de inserir links internos e externos na sua página.

8. Tempo de carregamento da página

Em 2018, o tempo de carregamento virou fator de ranqueamento para todos os sites. Um excelente carregamento é abaixo de 2 segundos. 4 segundos é bom e não é penalizado pelos buscadores do google. Você pode aferir a sua página ou do seu concorrente utilizando a ferramenta Think With Google

Em resumo

Palavra Chave é algo muito importante na sua empresa (Cabeçalho 1)

Primeiro parágrafo escrito com a palavra chave de seu texto. Evite repetir 2x sua keyword neste texto. Caso você utilize, o boots do google podem identificar que você quer manipular o algoritmo, logo, o buscador irá punir seu texto e retirar dos primeiros resultados de busca. Mais abaixo, listamos o que veremos neste artigo:

  • 1. Tópico um do meu texto com a palavra-chave (formatação com pontos ou enumerados)

  • 2. Tópico dois do meu texto (formatação com pontos ou enumerados)

  • 3. Tópico três do meu texto (formatação com pontos ou enumerados)

Tópico um do meu texto com a palavra-chave (Cabeçalho 2)

Neste parágrafo você irá escrever algo sobre o primeiro tópico que foi listado logo acima. Neste espaço é ideal repetir a palavra chave de seu texto. Para evitar os mesmos termos de pesquisa, vale utilizar o site de sinônimos. Compare os termos mais buscados no Brasil no google trend.

Crie links internos e externos para sites que possuem uma boa autoridade na internet. Portais de notícias, sites de governo estadual, federal, institutos de pesquisa são fontes confiáveis (em regra geral).

 

Fazer o SEO de sua página é cuidar da melhor experiência do usuário. Bom, espero ter atendido às expectativas com meu texto. Indique a leitura deste texto para um(a) amigo(a), certamente pode ser um tema útil e que ele ou ela esteja precisando no momento. Caso tenha alguma dúvida, pergunta, sugestão ou elogio, contacte comigo no meu perfil do linkedin. Espero sua visita na próxima semana =)

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Fonte: Climatempo
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