Quarta, 28 de Outubro de 2020
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Tecnologia SEO

SEO: Como ganhar as primeiras posições do Google?

Conheça as técnicas de SEO (Search Engine Optimiza) e aprenda como otimizar as páginas de seu site ou blog para alcançar a primeira página do google. Entenda como o googlebot classifica a relevância de seus conteúdos.

26/04/2020 14h24 Atualizada há 6 meses
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Por: Bruno Cabral
SEO: Como ganhar as primeiras posições do Google?

Se você tem um site ou um blog, certamente perceberá que nos primeiros dias você terá poucos acessos em sua página. Isso acontece porque você é um espaço novo e o Google precisa saber lhe conhecer um pouco melhor.

Imagine o googlebot (algoritmo do Google) como se fosse uma pessoa. Vocês precisam criar um diálogo, se conhecer, trocar informações para que ele possa indicar você a outras pessoas. Ou seja, você precisa fornecer certas informações para que o buscador posicione melhor sua página, seja seu site ou blog. 

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimiza é o conjunto de técnicas e esforços que visam melhorar o desempenho de sua página web ganhar melhores posições, de modo orgânico, no Google. Ele pode ser dividido em duas formas: on-page (com otimizações dentro do site) e o off-page (com otimizações fora do site). Nesse artigo vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre o on-page. 

SEO X Links Patrocinados

Com o SEO é possível ranquear seu conteúdo nas primeiras páginas de modo contínuo sem custo de mídia. Esse seria o que chamamos de Resultado Orgânico. Já os Links Patrocinados posicionam anúncios nos primeiros resultados de busca. É necessário um investimento e possui prazo de início e fim de campanha. 

Como funciona o googleboot?

O googlebot é formado por vários robôs que analisam as páginas da web (sites, blogs, vídeos, etc) e que analisam o conteúdo e os links contidos em textos, vídeos ou imagens. Ele não faz uma leitura humanizada do conteúdo, porém, faz uma análise do grau de interatividade dos usuários com a página. Confira abaixo o que você precisa fazer para ganhar melhores posições no Google.

On-Page SEO

1. Título das páginas

Posicione sua palavra-chave o mais à esquerda possível (logo no início do título). Vale também consultar como anda o volume de busca no Google Trends. Seu título deve ter entre 55 a 70 caracteres (incluindo espaços). Você não precisa contar manualmente esses caracteres pois há ferramentas como o invertexto que já contabiliza isso por você! Construa títulos relevantes e objetivos, utilize e abuse das técnicas de copywriting na sua chamada. Na formatação do texto, < H1> no Cabeçalho!

2. Metadescrição (subtítulo)

Esse será o espaço que você criará uma chamada secundária para o seu texto. Utilize uma única vez a palavra-chave em qualquer momento da metadescrição. Um outro ponto importante: não ultrapassasse 230 caracteres, incluindo os espaços, utilize o invertexto. Por fim, não copie e parte do texto de seu artigo ou site. Crie o texto desse campo, seja convidativo e atrativo para seu público. 

3. URLs amigáveis

Sua palavra-chave deve estar contida na URL de sua página. Sempre que possível tenha um URL curto e objetivo (isso reforça a importância de ter uma boa plataforma para construir sua página como o wordpress). Utilize-sempre-hífens-para-separar-as-palavras. Relacione nesse caminho o tema do da sua página, evite utilizar algarismos numéricos, letra Maiúscula, underlines, e outros caracteres especiais que comprometa o entendimento tanto por parte do usuário como do google!

4. Texto alternativo

Até esse momento de abril de 2020, os robôs do google ainda não consegue ler imagens (pixel a pixel). Por isso é importante incluir texto alternativo e título nas imagens. Esse recurso foi pensado principalmente para pessoas com deficiência visual. Cada vez mais os sites são cobrados com relação a acessibilidade para todas as pessoas com algum tipo de deficiência, seja visual ou auditiva. Nas imagens que vão para artigos ou demais páginas de seu site, formule títulos com a palavra chave.

5. Tags de cabeçalho

Ao finalizar seu texto, depois que você revisar além a digitação e a concordância, Você precisará adicionar a formatação dos títulos de sua publicação. O título principal deverá ter a tag < H1> ou Cabeçalho 1. Somente uma vez será utilizado por texto. Utilize a tag < H2> (cabeçalho 2) e < H3> (cabeçalho 3) em hierarquias. Não esqueça de colocar a palavra chave principal no início do < H1> (Cabeçalho 1) e pelo menos 1 vez em um dos < H2> (Cabeçalho 2).

6. Palavras-Chaves

Alguns cuidados irei reforçar neste parágrafo: a palavra chave principal deve estar mais à esquerda possível no título. Utilize o termo chave no primeiro parágrafo do artigo. Escreva, pelo menos 1 vez a palavra chave no subtítulo (metadescrição). Ao observar o todo de sua publicação, o termo chave deverá representar 1% do total de seu texto. Utilize o sites como o sinônimos e evite a repetição dessa palavra em um mesmo parágrafo.

7. Qualidade do conteúdo

Seu conteúdo precisa ser relevante e esclarecedor para seu público. Se você escreve por algo muito específico em que as pessoas não buscam, você corre o risco de seu texto não ser visto de modo orgânico no buscador. Mais uma vez, consulte o Google Trends veja se ele apresenta um volume de busca relevante para seu objetivo. 

Produza subtítulos (metadescrição), utilize formatações como itálico, negrito e sublinhado para criar destaques em passagens do texto. Eventualmente você pode fazer citações durante o conteúdo do texto. Colocar imagens para quebrar a leitura do texto é algo bastante positivo. Incluir palavras chaves no nome do arquivo, na legenda e no texto alternativo. Empregue pontos e números para organizar tópicos de uma sequência. Não se esqueça de inserir links internos e externos na sua página.

8. Tempo de carregamento da página

Em 2018, o tempo de carregamento virou fator de ranqueamento para todos os sites. Um excelente carregamento é abaixo de 2 segundos. 4 segundos é bom e não é penalizado pelos buscadores do google. Você pode aferir a sua página ou do seu concorrente utilizando a ferramenta Think With Google

Em resumo

Palavra Chave é algo muito importante na sua empresa (Cabeçalho 1)

Primeiro parágrafo escrito com a palavra chave de seu texto. Evite repetir 2x sua keyword neste texto. Caso você utilize, o boots do google podem identificar que você quer manipular o algoritmo, logo, o buscador irá punir seu texto e retirar dos primeiros resultados de busca. Mais abaixo, listamos o que veremos neste artigo:

  • 1. Tópico um do meu texto com a palavra-chave (formatação com pontos ou enumerados)

  • 2. Tópico dois do meu texto (formatação com pontos ou enumerados)

  • 3. Tópico três do meu texto (formatação com pontos ou enumerados)

Tópico um do meu texto com a palavra-chave (Cabeçalho 2)

Neste parágrafo você irá escrever algo sobre o primeiro tópico que foi listado logo acima. Neste espaço é ideal repetir a palavra chave de seu texto. Para evitar os mesmos termos de pesquisa, vale utilizar o site de sinônimos. Compare os termos mais buscados no Brasil no google trend.

Crie links internos e externos para sites que possuem uma boa autoridade na internet. Portais de notícias, sites de governo estadual, federal, institutos de pesquisa são fontes confiáveis (em regra geral).

 

Fazer o SEO de sua página é cuidar da melhor experiência do usuário. Bom, espero ter atendido às expectativas com meu texto. Indique a leitura deste texto para um(a) amigo(a), certamente pode ser um tema útil e que ele ou ela esteja precisando no momento. Caso tenha alguma dúvida, pergunta, sugestão ou elogio, contacte comigo no meu perfil do linkedin. Espero sua visita na próxima semana =)

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