Anúncio
Fluxo de Caixa

A ferramenta mais básica e a mais poderosa da gestão financeira

Saiba o que é e como utilizar essa ferramenta para melhorar a gestão financeira de sua empresa

Up Leader

Up LeaderA nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.

21/04/2020 09h40
Por: Rafael Fischer
92
Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa

     Entender como funciona todas as etapas da sua empresa é papel principal de todo empresário. Para grandes empresas, pode-se até montar um time para cuidar de cada área, porém é importante conhecer como cada departamento deve funcionar. No entanto, para pequenos negócios, entender todos os detalhes de cada setor se torna vital, visto que o mesmo não terá condições de ter uma rede de colaboradores que ele possa contar, onde muitas vezes é uma atividade solitária. 

     Contudo, isso não quer dizer que o empreendedor deve descuidar de uma área em detrimento de outras, com a justificativa de não ter tempo ou pessoas para fazer isso. No começo, será muito sofrido ter que olhar constantemente todas os setores, mas é necessário. Uma das áreas que os empresários mais insistem em negligenciar é a financeira. A falta de atuação nessa parte se deve por inúmeros fatores, desde conhecimento até vontade mesmo. 

     No entanto, se eu pudesse escolher apenas uma ferramenta dentro das finanças para o empresário observar, seria o fluxo de caixa. Com uma análise dessa ferramenta o empreendedor consegue visualizar como anda operacionalmente a sua empresa, permitindo uma avaliação tanto do contas a pagar como a receber, ou seja, todas as entradas e saídas e analisar como elas estão interagindo

O que é Fluxo de Caixa? 

     Fluxo de Caixa é o valor resultante da atividade operacional da empresa gerado por uma empresa em um determinado período de tempo. Também conhecido Cash Flow, mede as entradas e saídas de recursos financeiros. Existem vários tipos com diversas finalidades, porém o nosso foco, nesse momento, será o Fluxo de Caixa Direto, os demais falaremos numa outra postagem mais aprofundada sobre essa ferramenta.

O fluxo de Caixa Direto é o tipo mais utilizado pois permite a rápida visualização da formação de caixa. Esse modelo é criado utilizando as informações brutas, sem nenhum tipo de desconto de todas as entradas e todas as saídas.

Os benefícios para utilizar essa ferramenta são:

1.     Permite a visualização de quanto a empresa tem em caixa no determinado período do ano;

2.     Verificar o montante de dinheiro que pode ser distribuído aos acionistas sem impacto financeiro no negócio;

3.     Verificar como o dinheiro da empresa está sendo gasto, se na formação de ativos imobilizados ou itens de giro.

Como montar o Fluxo de Caixa

1.    Verifique o saldo inicial da empresa.

- Antes de tudo, verifique o saldo. Se tiver contas não pagas, coloque zero.

2.    Classifique suas receitas e despesas.

- Como atividade básica, crie um plano de contas para classificar todas as contas da empresa. Com essa classificação fica mais fácil analisar os valores todos os meses.

3.    Registre todas as entradas de caixa do período. 

- Muito cuidado na hora de colocar os valores, principalmente os valores futuros, pois quando se trata de receitas a receber, não temos certeza da entrada desses valores, por isso é importante fazer um trabalho intenso no contas a receber, assim como na avaliação de crédito.

4.    Registre todas as saídas de caixa do período.

- Essa etapa é tão importante quanto as entradas, porque são as saídas não controladas geram problemas sérios de insuficiência de caixa, atrasando pagamentos e gerando despesas com juros desnecessárias.

5.    Atualize e corrija os lançamentos.

- Essa etapa mantém a ferramenta útil, ao longo do tempo.

Com isso, não importa se você é grande ou pequeno, no início ou já em funcionamento, controlar as finanças é atividade básica para todo empreendedor que deseje manter a sua empresa viva, mesmo em momentos de baixa receita.

Recife - PE
Atualizado às 20h40
27°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 23°
31°

Sensação

2 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias