O mundo mudou e sua marca como ficou? Muitas pessoas ficam sem saber como posicionar as marcas em em tempo de coronavírus. O que falar? Como falar? Como vender o produto ou serviço em tempos tão difíceis? São várias dúvidas que atormentam muitos negócios além da urgência de gerar e segurar os próprios custos.
É fundamental que sua empresa posicione-se e tenha um tom adequado. As marcas são como pessoas e elas precisam ter tons diferentes para lidar em diferentes situações. A sua comunicação e de suas ações devem ter um equilíbrio entre a ausência e o oportunismo. Algumas marcas estão criando campanhas bastante agressivas para estimular o consumo e já outras praticamente entraram de quarentena junto com a população. Confira o posicionamento de algumas marcas em resposta ao COVID-19:
O momento novo não só para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e demais profissionais de saúde, mas também para todos nós profissionais de marketing e áreas afins. Nós da Cumaru Digital recomendamos que você crie relevância para sua audiência, crie um conteúdo de valor. Essa é a hora de você trabalhar os pilares da sua empresa de modo criativo e pensando na dificuldade que sua persona enfrenta neste momento.
Geralmente pondero muito minhas palavras, mas, desta vez irei abrir uma exceção: "nunca na história do mundo o digital esteve tão em evidência. Seja no ensino, no trabalho, para o comércio, etc". O mundo se viu obrigado a acordar digitalmente para poder salvar vidas. Se você ainda não está forte no mundo digital, essa é a hora de você se mobilizar e marcar forte presença nas redes sociais e no google.
Um pesquisa da Opnionbox, realizada entre os dias 01 a 03 de abril de 2020, revelou que alguns serviços que sofreram forte impacto por conta da pandemia do coronavírus, tais como: como manicure/pedicure, faxineira/diarista, cabeleireiro/barbeiro, personal trainer, professores particulares, serviços de manutenção, babá, empregada doméstica, psicólogo terapeura. Confira mais detalhes na imagem abaixo:
Em contrapartida, outros serviços estão em ascenção durante o coronavírus. Serviços de streaming, televisão, ensino, farmácias, supermercados, deliverys, rádio são alguns dos exemplos que estão em crescimento durante da covid-19.
Ainda falando sobre a mesma pesquisa da Opnionbox, um ponto chamou bastante atenção. Muitas pessoas, inicialmente, fizeram compras na intenção de armazenar certos produtos, e depois, nota-se uma desaceleração deste comportamento. A primeira onda destaca o estudo realizado entre as datas 25 a 27 de março e a segunda onda foi realizada de 1 e 3 de abril deste ano. Confira mais detalhes este comportamento:
Logo, percebemos que as relações de consumo ainda existem. Se o consumo pelo seu produto ou serviço diminuiu, tenha a concepção que seu custo tende a aumentar. Tente ser criativo, ser consciente, posicionar-se em um tom suave para sua audiência. Mesmo adotando tantos cuidados ainda é possível que a perspectiva seja de desaceleração do consumo em vários setores. Vivemos um período de crise, são tempos difíceis, mas ainda é possível criar valor junto com seu público.
A crise é passageira e ainda não temos tanta clareza dos impactos que ela irá causar para nossa economia e para a economia mundial. São vários os insumos que serão comprometidos devido ao isolamento social. Essa sim é a nossa maior arma para salvar vidas! Salve a saúde de sua empresa. Não deixe que ela se suma nas redes sociais, mantenha contato com seus clientes, faça um processo de nutrição de conteúdos.
Pense assim: o tempo da jornada de compra aumentou. Ela não parou. As pessoas ainda tem o desejo de consumir e boa parte delas apenas estão preservando o orçamento para necessidades básicas da família. Seja relevante, crie valor com seu público, seja criativo, mergulhe no mundo digital! Hoje a magazineluiza oferece a possibilidade de pequenos varejistas criarem uma loja virtual gratuitamente. Você também pode manter-se informado lendo nossos conteúdos e artigos do blog da Cumaru Digital e do portal Afunilados como um todo.
Durante esta pandemia da COVID-19, nós da Cumaru Digital não estamos cobrando o serviço de consultoria digital. Nosso foco, antes de tudo é salvar marcas e oxigenar seu negócio. Quando tudo isso passar, quem a sabe a gente não pode até construir uma relação comercial aprofundar a estratégia. Se você tem dúvidas de como se posicionar durante esta pandemia do coronavírus, mande sua mensagem para no Whatsapp ou no LinkedIn.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 30°
Sol e Chuva