Aos líderes que de certa forma já desenvolviam um trabalho sólido no que se refere a esse pilar tão importante da empresa, as pessoas, possivelmente estão enfrentando um pouco menos de problemas nesse momento de incertezas. As empresas que não tem uma gestão voltada para fortalecer a cultura organizacional e que não prepararam seus times estão encontrando um problema a mais neste cenário de crise: a instabilidade nas relações entre funcionários x líderes x empresa.
O medo passou a rondar o mercado, as estratégias, toda a empresa. Quem disser que não está com medo, não está bem informado do momento atual. Mas, qual deve ser a postura do líder nesse cenário de incertezas? Serenidade para conduzir as pessoas! O gestor precisa pensar nas adaptações, em novos processos, inovar nas alternativas, estudar o novo mercado e entender como as pessoas da empresa podem perpassar por todas essas questões de maneira que seu desempenho não seja tão afetado. Tarefa desafiadora, sabemos! Afinal, são novas rotinas, não é só a empresa que está se adaptando, é válido lembrar que os colaboradores também estão! Mais do que nunca, a Missão da empresa tem que se valer na atual conjuntura. Neste momento, envolver a equipe é importante.
O líder é o principal condutor, e deve estar atento aos seguintes pontos:
A todos da empresa cabe a maturidade de entender que, os liderados de hoje podem ser os líderes de amanhã, há pontos de luz nesse cenário obscuro. Estamos todos no mesmo barco, líderes e liderados, o que prevalece agora de forma mais avassaladora é o senso de equipe. Se foi fortalecido antes, ótimo, caso contrário, desafio maior!
Mín. 24° Máx. 31°
Mín. 24° Máx. 32°
Sol e ChuvaMín. 23° Máx. 30°
Sol e Chuva