Anúncio
Gente e Gestão

Gestão por indicadores no RH

A inovação do People Analytics

Up Leader

Up LeaderA nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.

12/03/2020 10h55Atualizado há 2 meses
Por: Cíntia Mourelle
200
Gerente de RH
Gerente de RH

O cenário no mundo corporativo deve ser regido por resultados, para isso, a gestão empresarial deve ser eficaz e baseada em indicadores. É válido ressaltar que quando falamos em gestão por indicadores, não é apenas a área de finanças da empresa que deve ser regida por eles, lucro, faturamento e rentabilidade são métricas conhecidas para acompanhamento de desempenho da organização. 

Mas como acompanhar o trabalho da área de Recursos Humanos? Com o amadurecimento das análises de gestão, surgiu o People Analytics, a metodologia que permite ao RH, analisar os dados relacionados aos indicadores de performance do setor.  O setor responsável por desenvolver pessoas cada vez mais ganha um papel estratégico nas empresas, embora seu maior desafio é humanizar as relações com seus colaboradores, por outro lado precisa mostrar resultados dentro da organização. 

 O cenário mudou, estamos diante de um contexto em que o RH coleta tais dados baseados no histórico da dinâmica da empresa e toma decisões com base em informações para adotar melhores estratégias de acordo com os números. Segundo pesquisa da PwC Soluções, a prática de People Analytics vem sendo utilizada pelas organizações brasileiras para solução de diversos tipos de problemas:

1. Retorno de investimento em treinamento

2. Nível de engajamento de colaboradores de alta performance

3. Gestão do pipeline de lideranças com indicadores

4. Projeções de disponibilidade de sucessores

5. Efetividade dos programas de diversidade e inclusão

6. Cálculo de risco de perda de profissionais chave

7. Monitoramento do índice de aproveitamento interno

 

A era baseada em dados também chegou para a área de Recursos Humanos, o People Analytics deve ter como objetivo ajudar líderes a tomar decisões mais assertivas para aumentar a performance da organização. Mas,  por onde a empresa deve começar?

Eis os passos básicos a seguir:

1. Definir o objetivo estratégico do RH

2. Coletar os dados 

3. Tratar possíveis inconsistências nos dados 

4. Analisar os dados

5. Tomar decisões estratégicas

 

O desenvolvimento de indicadores de RH, o People Analytics, se insere no processo evolutivo da gestão do Capital Humano,  que integra dimensões qualitativas e quantitativas de análise para a tomada de decisão estratégicas.

Recife - PE
Atualizado às 20h09
27°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 23°
30°

Sensação

9 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias