Anúncio
Stoytelling

Storytelling: conheça o case tequila honor da atriz Kate del Castillo

Conheça o inspirador case da tequila Honor, personificada na imagem da atriz Kate del Castillo e de sua personagem Teresa Mendonça, que revela o poder do storytelling no marketing de conteúdo

Cumaru Digital

Cumaru DigitalOlá, meu nome é Bruno e sou um dos colaboradores da Cumaru Digital que atua na produção de conteúdo desse blog. Nós somos uma agência digital e temos diversas soluções para seu negócio, independente de qual etapa do digital você se enquadra. Clique no banner e receba nosso conteúdo sempre que atualizarmos algo em nossa coluna =)

02/03/2020 12h30
Por: Bruno Cabral
394
A tequila Honor del Castillo
A tequila Honor del Castillo

Uma das produções mais caras da produtora Telemundo, a série "A Rainha do Sul" ou "La Reina del Sur", apresenta um interessantíssimo case de storytelling que envolve a tequila Honor del Castillo. Confira os pontos que serão comentados neste artigo:

  • O case de storytelling da tequila Honor del Castillo
  • O que é Storytelling
  • A jornada do herói da série "A rainha do Sul"

 

O case de storytelling da tequila Honor del Castillo

A personagem Teresa Mendonza, interpretada pela atriz Kate del Castillo, aparece em diversas cenas da série "A Rainha do Sul" com sua fiel companheira de todas as horas: a tequila.  

Deixando de lado as polêmicas sobre a propriedade da marca ser ou não ser da atriz Kate del Castillo, podemos considerar que o storytelling contribuiu fortemente para criar branding, posicionamento de marca, e grande recall dos telespectadores.

A primeira temporada da série "A rainha do Sul" foi exibida na televisão em 28 de fevereiro de 2011 e a tequila Honor del Castillo foi registrada pela atriz Kate em 19 de setembro de 2014. Somente na segunda temporada, que foi lançada na Netflix no dia 16 de agosto de 2019, que a tequila Honor se fará presente na narrativa desta trama. 

Mesmo a tequila Honor surgindo no intervalo entre as duas temporadas, quando o público toma conhecimento que a atriz é dona da de uma marca desta tequila, todo o branding da sua personagem é transferido para a bebida. 

A atriz personifica sua própria tequila nas redes sociais, em grandes veículos de comunicação da TV Mexicana e do mundo. Além disso, novas histórias são contadas na segunda temporada, com novos personagens e a Honor del Castillo se torna parte da história.

Um outro ponto super interessante a ser comentado é sobre um estudo que foi realizado por cientistas da Universidade de Radbound, na Holanda. Identificou-se que as pessoas tendem a consumir mais bebidas alcoólicas quando veem personagens da TV ingerindo álcool. Logo, esse estudo reforça ainda mais o sucesso da tequila Honor com seu público.

Quem tiver curiosidade para conhecer sobre mais detalhes da tequila, vale acessar o site e também e os perfis do instagram da Kate del Castillo e da Honor del Castillo. E para os amantes de tequila, uma notícia triste: no Brasil ainda não encontrei um ponto de venda oficial da bebida, quem sabe em um futuro a gente não tenha a oportunidade de degustar a bebida e acompanhar as próximas temporadas!

É fato, a bebida ganhou grande visibilidade por conta da atriz e da netflix. Se você pensa trabalhar sua marca utilizando o storytelling, saiba que são grandes as possibilidades de cativar laços e emoções com seu público. Você poderá conseguir criar uma grande história utilizando outros meios que não sejam a Netflix. A internet, as redes sociais, o youtube e tantos outros espaços estão disponíveis para contar boas histórias!

Descubra o que é o storytelling e como a jornada do herói pode ser significativa para sua marca.

O que é Storytelling?

Storytelling é a forma de envolver a narração de uma história com as emoções do público. Para uma história ser marcante, é fundamental que ela apresente elementos como: mensagem (o que será dito), cenário (onde ocorre), personagens (o que sofre uma transformação e leva a mensagem) e o conflito (o que moverá a história).

Muitas marcas conseguem até atrair a atenção do público, mas será que todas elas conseguem reter a atenção e viver na mente das pessoas? Talvez seja interessante considerar o storytelling como parte da sua estratégia de comunicação.

Se você ainda não conhece a Jornada do Herói (amada por uns e odiada por outros), vamos ilustrar cada etapa utilizando o exemplo da série "A rainha do Sul".

A jornada do herói da série "A rainha do Sul"

Essa é uma técnica narrativa muito utilizada em diversos filmes e animações do cinema. Seguindo essa estrutura, entendendo cada momento, adaptando para sua necessidade, serão grandes as chances de você criar uma história envolvente com seu público. Se você ainda não assistiu a série, atenção: ALERTA DE SPOILER!!

01 Mundo comum

Esse é o momento que seu personagem se encontra no dia-dia da sua vida. Muitos utilizam este momento para apresentar os personagens, sua rotina, etc. O mundo comum da personagem Teresa Mendonza se passa na cidade de Sinaloa (México), que namora o Guero, e este, trabalhava para o cartel da cidade. Logo na primeira cena, a personagem desfruta de delicioso banho na banheira, com música e tequila. 

02 O chamado

Este é o momento em que a personagem é convocado para sair da sua zona de conforto (mundo comum) para encarar uma missão. Na série da Rainha do Sul, a protagonista recebe um telefonema para sair de sua casa e fugir. Seu namorado havia sido assassinado e ela seria a próxima vítima. 

03 Recusa do chamado

Nesta fase o personagem toma conhecimento do seu chamado e prefere recusar ou prolongar sua aventura. Na Rainha do Sul, a personagem tem consciência que deve fugir, mas, durante a trama opta em prolongar sua aventura. Teresa Mendonza se envolve em desafios paralelos ao chamado principal. Ela tenta salvar a vida dos seus amigos, e durante as cenas, várias lembranças narram o mundo comum da protagonista.

04 Encontro do o mentor

Neste ato o mentor motiva a personagem principal seguir com seu chamado. Ele será a pessoa que irá ajudar, facilitar, orientar o caminho dentro da aventura. Na série Rainha do Sul, este é o momento que o padrinho do falecido Guero, Epifânio Vargas, encontra com Teresa Mendonza. Ele oferece segurança para ela fugir do país e buscar um conhecido que vive na cidade de Melilla (Espanha). 

05 Travessia do primeiro Limiar

Aqui a personagem irá sair do mundo comum e irá se aventurar em uma terra desconhecida. A personagem Teresa Mendonza toma um avião do México para o sul da Espanha. Este é um momento que ela se ambienta e descobre o lugar novo de sua história.

06 Provação, aliados e inimigos

Na terra nova, a personagem irá se deparar com alguns problemas. Este será o momento em que ela tomará conhecimento de quem são seus inimigos e seus aliados. Na série, Teresa Mendonza (ironicamente irá trabalhar em um bar), e seu chefe irá causar alguns problemas. 

Dentro desse mesmo espaço irá conhecer uma de suas aliadas chamada Fátima e uma inimiga chamada Sheila. Além disso, conhecerá seus amores e os verdadeiros inimigos que irão conduzir toda a trama da série. A tequila aparece inserida em momentos de prazer da personagem e também de dificuldade.

07 Aproximação da caverna secreta

Este é o momento em que a personagem irá vencer um grande desafio. Na trama da Rainha do Sul, Teresa consegue iniciar seu império no sul da Espanha. Isso faz ela ter mais segurança para alcançar um desafio maior.

08 Provação difícil ou traumática

Este será o maior desafio que a personagem irá encontrar na trama. Na série, Teresa decide ser mãe (mesmo tendo consciência que não será um desafio fácil). Proteger sua filha das mãos de grandes inimigos não será uma tarefa fácil. Após engravidar e ter sua filha, a protagonista descobre uma grande traição. Logo, seu grande desafio será matar seu amor e o pai de sua filha.

09. A recompensa

Esse é o momento em que a personagem recebe a recompensa após enfrentar o grande desafio. No nosso exemplo, a filha é a personificação desta recompensa.

10. O caminho de volta

Este é o momento que a personagem volta para o seu mundo comum. No caso da Teresa, ela ainda não pode retornar para seu mundo comum (na cidade de Sinaloa). A personagem recebe a proposta das autoridades americanas para escolher uma cidade e construir uma nova vida, com uma nova identidade. E assim, deixar de lado todo o império do tráfico erguido por Teresa. 

11. A ressurreição do herói

Surge um novo desafio que coloca em cheque as habilidades da personagem após sua grande provação. Teresa Mendonza percebe que não terá paz de seus inimigos e decide viver em uma cidade da Itália para oferecer segurança e proteção para sua filha.

12. O retorno com o elixi

Por fim, este é o momento que a personagem retorna para seu mundo comum e ajuda seus aliados. Mesmo buscando um novo mundo comum para viver, Teresa reparte com seus amigos os lucros de seu império narco. 

 

Utilizar o Storytelling para as marcas é algo bastante recomendável. Quando bem executada esta estratégia, é possível criar conexões emocionais com sua persona, e assim, permanecer em níveis mais profundos de recall com seu público. 

Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos neste e em outros temas, siga o instagram, facebook ou linkedin da Cumaru Digital. Semanalmente estamos produzindo conteúdos de temas diversos que envolvem o universo do marketing Digital. Espero contar com sua visita na próxima semana, até mais =)

Recife - PE
Atualizado às 21h52
26°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 23°
28°

Sensação

2 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias