Quarta, 28 de Outubro de 2020
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Blog para empresas: quais as vantagens de ter um?

Se sua empresa não tem um blog, é possível que você esteja perdendo espaço para seus concorrentes. Descubra como esta ferramenta pode te ajudar a criar notoriedade, melhores posições no google e até mesmo engajamento nas redes sociais.

24/02/2020 10h00
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Por: Bruno Cabral
Descubra as vantagens de ter um blog para sua empresa
Descubra as vantagens de ter um blog para sua empresa

Você é do time que não acredita no potencial dos blogs? Ou acha que essa é uma estratégia antiquada? Se você respondeu sim, terei a missão de te convencer do contrário até o término deste artigo. Às vezes até iniciamos um blog, sem muito planejamento ou frequência, e rapidamente ele é escanteado e perde prioridade, né verdade?

Se você possui um blog, é preciso que você tenha bastantante comprometimento, com sua audiência seja na relevância do conteúdo, seja na frequência. Não é uma missão fácil de ser executada, e muitas empresas optam em terceirizar essa demanda. Independente se o conteúdo é feito na sua empresa ou com algum fornecedor, é preciso que você acompanhe e verifique de perto toda a estratégia está bem alinhada aos seus objetivos.

Ter um blog hoje é o mesmo de ter ampliar a presença digital no Google, criar autoridade no seu próprio segmento como produtor de conteúdo, gerar clientes ou oportunidades de vendas, trabalhar o branding e promover engajamento com sua audiência. Seu concorrente certamente já está trabalhando com conteúdos para blogs ou já cogita iniciar. E você, em qual momento se encontra? Vamos detalhar um pouco mais sobre os pontos que foram destacados acima, e em seguida, vamos apresentar o passo a passo para você criar seu blog, vamos nessa? Confira os tópicos que serão trabalhados neste artigo:

  • Porque sua empresa deve criar um blog?
  • Seja o resultado de busca no google para seu cliente
  • Criar autoridade com a sua audiência
  • Construa sua própria máquina de vendas em piloto semiautomático
  • Fortaleça o branding da sua empresa
  • Engaje sua audiência e promova debates nas mídias sociais

 

Porque sua empresa deve criar um blog?

Como já vinha pontuando anteriormente, se você ainda não tem, você se encontra atrasado em relação a seus concorrentes. Mas esse não é um problema grave e simples de ser resolvido. Assumir a postura de um produtor de conteúdo requer comprometimento, ação, planejamento, organização e se desprender que o conhecimento é exclusivo seu (até porque conhecimento é algo muito fácil de ser consumido hoje na internet). 

Pode parecer algo muito distante inicialmente, mas verás que tudo é mais simples na prática. Mas antes de produzir os conteúdos, vamos entender bem os ganhos de ter um blog corporativo?

Seja o resultado de busca no google para seu cliente

Esse sim é uma motivação muito forte que justifique você ter seu próprio Blog. O google trabalha com resultados de busca (isso todo mundo sabe) e para sua empresa surgir como resultado de busca, é preciso que você tenha um bom SEO (Search Engine Optimization) para ganhar as primeiras posições no buscador. 

Ter um blog facilita seu ingresso a melhores posições no google, pois, qualquer buscador trabalha com a leitura de dados e conteúdos. O google olha tudo, desde as palavras que você utiliza, a links, tempo de carregamento da página, textos alternativos, peso dos arquivos, formatação correta do texto, e por ai vai. 

Logo, se você quer ser encontrado no google, de maneira gratuita (de modo orgânico), é preciso que você gere conteúdo em blogs para que o algoritmo do google encontre sua empresa e apresente como resultado de busca a pessoas que buscam por palavras chaves que dialogam com sua marca.

Criar autoridade com a sua audiência

Se você já optou em criar um blog, já produz conteúdos, agora imagine sua audiência encontrando sua empresa no google e o conteúdo que ela tanto buscava. E depois em outro momento você produz outro conteúdo que atende a sua persona. Aos poucos você estará construindo autoridade junto com seu público.

Produzir conteúdos com alto grau de relevância fará seu público te identificar como um especialista dentro de seu segmento. Sua empresa deve transmitir a confiança que você domina o assunto e despertar a confiança do seu cliente. Logo, se você tem autoridade você acaba de conquistar parte do recall na sua audiência, e você será lembrado quando o assunto for o tema que você trabalha!

Construa sua própria máquina de vendas em piloto semiautomático

Trabalhar com conteúdos da margem para você trabalhar com estratégia de inbound marketing. Esta é uma estratégia que você separa o "joio do tribo", ou seja, você classifica seus leitores como visitantes, leads, oportunidades e vendas. Para cada etapa você irá direcionar um tipo de conteúdo, abordagem e formato.

Muitos profissionais hoje trabalham com técnicas de escrita persuasiva com base em uma persona. Com base nesta metodologia é possível avançar mais facilmente as etapas do funil de vendas, e assim, converter visitantes em vendas. Se você deseja aprender mais sobre essas técnicas, recomendo que você faça a leitura de nosso artigo Copywriting: o poder da escrita persuasiva na sua empresa.

Funil de vendas

Ao integrar essa estratégia com ferramentas de automação de marketing é possível ligar sua máquina de vendas. A ideia é atrair, depois jogar uma "isca" para coletar alguns dados do seu prospecto cliente, nutrir com seu conteúdo rico, fazer seu cliente considerar que sua empresa é uma boa solução para o que ele busca e certamente, criar uma condição especial para seu leitor assíduo, e ai sim, gerar a venda. 

Parece muita coisa, e não vou me desmentir. É sim bastante trabalho a ser feito, por isso muitas empresas optam em terceirizar o serviço ou ampliar o time de marketing. O ROI (Return On Investiment) seria algo a médio e longo prazo. O google precisa de um tempo para indexar suas páginas, você precisa trabalhar em conjunto um estudo de palavras, SEO, campanhas de ADS (seja no facebook ou no google), e assim, seu conteúdo começará a ter um alcance maior.

Fortaleça o branding da sua empresa

Se você é produtor de conteúdo, também estará contribuindo para fortalecer o branding de sua empresa. Em seus textos será possível identificar seu posicionamento e sua identidade de marca. Há sempre a marca que gosta de ser a moderna e descolada dentro de seu segmento. Há outras que adotam uma postura mais tradicionalistas. Já outras gostam de ser suaves, e por ai vai! 

Assuma o posicionamento da sua marca e reflita isso em seus conteúdos no blog. Não adianta ter uma marca extremamente conservadora e adotar uma postura muito descolada para se encaixar em padrões que dão certo para outras pessoas. Às vezes é preciso sim rejuvenescer algumas marcas, mas o público precisa entender isso gradualmente. Toda transição é bem vinda quando é preparada, né verdade?

Logo, ter um blog faz com que você fortaleça a sua imagem junto ao seu público. Reforce seus valores, construa conteúdos relevantes, mostre que você é a autoridade no seu segmento.

Engaje sua audiência e promova debates nas mídias sociais

Conteúdos de qualidade são suscetíveis que sejam compartilhados no Facebook, Twitter, LinkedIn ou no próprio Whatsapp. Utilize os conhecimentos de Copywriting (que vimos no item sobre autoridade), trabalhe a persuasão e a ação para guiar os próximos passos do seu leitor. Crie call to actions e instrua o que o seu leitor deve fazer após ler o texto.

Faça perguntas em seu texto, desperte a curiosidade do seu leitor para aprofundar a leitura no tema referenciando outros textos seus, estimule que ele compartilhe com algum amigo que sinta a mesma dificuldade do seu visitante, etc. Tanto o google, como as redes sociais amam interações e atribuem um alcance orgânico maior para suas publicações.

Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos neste e em outros temas, siga o instagram, facebook ou linkedin da Cumaru Digital. Semanalmente estamos produzindo conteúdos de temas diversos que envolvem o universo do marketing Digital. Espero contar com sua visita na próxima semana, até mais =)

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Olá, meu nome é Bruno e sou um dos colaboradores da Cumaru Digital que atua na produção de conteúdo desse blog. Nós somos uma agência digital e temos diversas soluções para seu negócio, independente de qual etapa do digital você se enquadra. Clique no banner e receba nosso conteúdo sempre que atualizarmos algo em nossa coluna =)
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