Quarta, 28 de Outubro de 2020
99 99999-9999
Negócios Recursos Humanos

Gestão de Pessoas - Cultura de Pertencimento

Como proporcionar um ambiente de engajamento entre as pessoas e fortalecer a cultura organizacional?

18/02/2020 20h00
755
Por: Cíntia Mourelle
Mãos juntas se cumprimentado ao centro de uma mesa de trabalho
Mãos juntas se cumprimentado ao centro de uma mesa de trabalho

 A produtividade das pessoas está ligada ao engajamento das mesmas com a empresa, mas como conseguir que as pessoas sejam cada vez mais produtivas dentro de suas atribuições?

Os líderes precisam criar um ambiente que inspire as pessoas a enxergar seu potencial, proporcione seu desenvolvimento e as faça se sentir parte da transformação da empresa. O RH é parte importante nesse processo pois deve criar uma cultura de situações colaborativas com ambientes acolhedores e propícios para o desenvolvimento de competências.

É importante se questionar qual a experiência que a empresa está proporcionando a seu colaborador. Cada pessoa tem diferentes formas de aprendizagem ( cinestésico , auditivo e visual), deve-se identificar os perfis e cruzar com as formas de aprendizagem para que haja a melhor experiência de aprendizagem possível.

É importante criar conexão com as pessoas de modo a proporcionar um ambiente para correr riscos e aberto a novas ideias, visto que pessoas bem gerenciadas constroem resultados sustentáveis.  Como fazer isso com os colaboradores?

  1. 1. Atrair e selecionar ( Contratação é a coisa mais importante a se fazer)
  2. 2. Formar e desenvolver 
  3. 3. Manter e engajar
  4. 4. Gerar valor para a organização por meio das pessoas
  5. 5. Dar autonomia
  6. 6. Definir o propósito da empresa
  7. 7. Dê feedback como acelerador de desempenho

Gerenciar a cultura das empresas pensando estrategicamente nos pontos acima, sem dúvidas, irá gerar mais resultados. Segundo Tony Hsieh, da Zappos, "a cultura irá em última instância guiar a produtividade dos funcionários, qualidade de serviço ao cliente e força da marca.”

O propósito da cultura deve ser a base de tudo, as pessoas devem se sentir participantes da construção dos resultados para assim, darem o seu melhor.  Tratando-se de uma organização, o poder da cultura na execução de estratégias pode ser ainda mais complexo, pois envolve mudança de hábitos e formas de pensar.

A cultura forte e saudável deve ser implantada e sua transição acompanhada de perto com o questionamento onde estamos e para onde queremos ir, onde  dados como clima, pesquisa de engajamento, liderança e resultados financeiros precisam ser considerados. O caminho é de certa forma "trabalhoso", mas os resultados são satisfatórios quanto à crescimento sustentável da organização, segundo a consultoria Crescimentum, "Um bom projeto de gestão ou transformação cultural se refletirá em NÚMEROS. Números do negócio e indicadores de RH", afinal "Só se sabe que algo é bom, eficaz e aderente se podemos medir e comprovar." 

Up Leader
Sobre Up Leader
A nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.
Recife - PE
Atualizado às 03h08 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
11 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias