Quarta, 28 de Outubro de 2020
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Tecnologia KPI

KPI: descubra quais métricas são importantes para seu objetivo

Fazer a leitura de muitos dados simultaneamente não é sinônimo para alcançar seus objetivos. Entenda o que são KPIs e como eles podem ajudar seu objetivo de marketing digital.

17/02/2020 08h00 Atualizada há 8 meses
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Por: Bruno Cabral
Definir KPIs ajuda alcançar os objetivos
Definir KPIs ajuda alcançar os objetivos

Você tem a sensação de ter muitos dados para gerenciar, ou ainda, dificuldade para identificar quais deles são realmente importantes na sua estratégia? Este é um problema que muitas pessoas enfrentam quando não possuem objetivos claros, e consequentemente, a definição de um KPI. Confira os tópicos você lerá neste artigo:

  • O que seria um KPI?
  • Porque devo definir meus próprios KPIs?
  • Quais são os indicadores chaves?
  • Com qual frequência deve-se observar o KPI e tomar decisões?

 

O que seria um KPI?

KPI ou Key Performance Indicator são dados relevantes, alcançáveis, e diretamente ligados a um objetivo. Com ele é possível otimizar o esforço da equipe e focar no resultado que deve ser cumprido. 

Porque devo definir meus próprios KPIs?

Se antes a mensuração nas mídias mais tradicionais era um problema, hoje o excesso das métricas também acarreta em outras dificuldades para muitos profissionais. Ter acesso a vários dados não garante que seu negócio cresça. O profissional deve estar conectado ao objetivo que foi traçado. 

Imagine que você está indo até a praia e o GPS te apresenta dois caminhos: uma via rápida, pedagiada, e com muitos radares de velocidade; e a outra, sem pedágio, com o percurso maior e sem radares de velocidade. Para você, qual seria o melhor caminho? 

Se optarmos por segurança, a via pedagiada seria a melhor alternativa. Porém, se o objetivo for para a redução dos custo, talvez, a via sem pedágios seja a melhor opção. Perceba que uma mesma situação pode apresentar diversas escolhas. Logo, ter o KPI alinhado ao objetivo irá auxiliar na tomada de decisão.

Na plataforma do Facebook, ao abrir o analytics do gerenciador de anúncios encontramos diversas métricas que são suscetíveis a certas curiosidades. No própria ferramenta é possível filtrar muitos dados, adicionar ou remover colunas que não condizem com seu objetivo. 

O mesmo se aplica em outros sistemas de analytics, seja no google, em outras redes sociais, em ferramentas de automação, etc. Defina quais métricas são chaves alcançar seu objetivo. 

Quais são os indicadores chaves?

Irá depender do seu objetivo. É importante que seu KPI seja mensurável, por um número absoluto ou por um percentual. Por exemplo, se você fará o lançamento de uma marca, talvez não seja relevante (em primeiro momento), focar em melhorar a performance do tempo de permanência do seu site.

Se seu objetivo é gerar vendas, faz bastante sentido observar o número de leads gerados e o custo por resultado. Se for branding, o alcance e as impressões são bem coerentes. E assim, sucessivamente. 

Caso você tenha uma equipe muito reduzida, é interessante focar nos KPIs primários. Porém, caso haja outras pessoas envolvidas no seu setor de marketing, vale distribuir KPIs secundários para seu time, e assim, cruzar os resultados que forem levantados. A lógica é que os dados de prioridade secundária reforcem os primários.

Com qual frequência deve-se observar o KPI e tomar decisões?

O ideal que sejam constantemente observados. Porém, cuidado na hora de agir. Há certas métricas que levam mais tempo para se atualizarem, por exemplo: a indexação de dados no google. Se você precisa otimizar a verba, e o custo por resultado estiver alto (em relação a média de performance), realize os ajustes e aguarde que o analytics atualize com o novo cenário.

Por isso, elenque quais dados são essenciais para alcançar seu objetivo. Evite definir muitos KPIs, escolha realmente os indicadores que são chaves para seu objetivo. Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos neste e em outros temas, siga o instagram, facebook ou linkedin da Cumaru Digital. Espero contar com sua visita na próxima semana, até mais =)

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