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CARNAVAL

Como Fazer Marketing no Carnaval?

Saiba explorar essa chance única e aproveitar o melhor que o carnaval tem a oferecer

Simplificando o Marketing

Simplificando o MarketingAqui você encontra notícias e análises sobre o universo do Marketing Digital, na visão do especialista, instrutor do Sebrae e Senac Pernambuco Fagner Ikamaan. Com uma linguagem simples e do dia a dia.

19/02/2020 12h00Atualizado há 3 meses
Por: Fagner Ikamaan
Fonte: Pesquisa Google
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Fotos: Divulgação - Ladeiras de Olinda - PE
Fotos: Divulgação - Ladeiras de Olinda - PE

Para ter sucesso em ações de marketing no carnaval, você precisará de uma estratégia que dialogue com o público local. Imagens, vocabulário, expressões e temas deverão ser pensados para atender as pessoas no contexto da região que será abordada.

 Marketing local

Cada vez mais em alta, o geomarketing, como é conhecida a vertente digital do marketing por localidade, está diretamente ligado às ações voltadas para o consumidor mobile. No carnaval, sua empresa poderá explorar estratégias voltadas ao reconhecimento de marca, na forma de prestação de serviços.

Na parte offline, considere a distribuição de materiais educativos ou utensílios como forma de se aproximar das pessoas. Abanadores, squeezes ou mesmo acessórios carnavalescos são válidos. Neles, sua marca poderá ser impressa, aumentando sua visibilidade durante as festas de momo.

Já nas ações online, a criação de campanhas pelo Facebook é uma das melhores opções. Pela ferramenta de criação de anúncios restritos a um raio de alcance específico, é possível impactar as pessoas certas. Da mesma forma que no offline, mantenha uma linha de prestação de serviços/educativa.

Em alternativa, crie anúncios que sejam divertidos e inspirem o folião, aumentando o potencial de engajamento. Dê preferência aos vídeos, em função do seu maior poder de fogo para entreter.

 Segmentação

Embora o carnaval seja reconhecidamente democrático, o ideal é que suas ações de marketing sejam orientadas por segmentos. Pense na possibilidade de que, após as festas, você terá um novo público a ser atendido, formado pelas pessoas impactadas no carnaval.

Portanto, se suas campanhas não forem direcionadas com clareza, todo o esforço ficará restrito aos dias de folia. Seria um desperdício, não acha?

Desta forma, procure por dados demográficos que justifiquem o foco em um determinado público alvo. Você pode se pautar, por exemplo, pelos números do último censo do IBGE, em que foi apurada a predominância feminina na população local, que totaliza cerca de 54%. Também pode se orientar pelos dados que o próprio Facebook fornece, na seção “Insights”.

 Relacionamento com o cliente

O relacionamento não poderia ficar de fora de ações de marketing no carnava. A diferença é que, neste formato, em geral é o cliente quem dá as cartas, sempre que fizer contato com sua empresa pelos seus canais regulares de atendimento. Claro que nada impede que você tome a iniciativa, como fazem as empresas que mandam felicitações em datas comemorativas ou pesquisas de pós-venda.

No carnaval, esse tipo de ação ganha ainda mais relevância, em virtude da própria descontração que o período traz consigo. Sendo assim, aproveite para aproximar-se ainda mais dos seus clientes já conhecidos e cadastrados em seu banco de dados. Mande e-mails lembrando da importância do uso de preservativos, de não beber e dirigir e tudo que possa colaborar para aproximá-lo de sua marca.

Como se vê, fazer marketing no carnaval é uma excelente escolha, graças às inúmeras possibilidades e o grande retorno gerado. Não deixe passar essa chance de aparecer bem no maior carnaval de rua do mundo.

E ai? Você e sua Marcar estão Prontos?

 

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Fonte: Climatempo
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