Segunda, 03 de Agosto de 2020
Anúncio
Humanas Proposito

O mito do propósito. Encontre o seu e seja feliz?

Realmente precisamos de um propósito? Essa é uma pergunta que autor discute no texto, fazendo uma reflexão sobre o conceito e os impactos em nossa vida.

10/02/2020 09h00
272
Por: Rafael Fischer
O mito do propósito. Encontre o seu e seja feliz?

A cada dia estamos escutando várias pessoas falando sobre propósito e, não raro, encontramos frases do tipo: “Encontre seu propósito e seja feliz” ou “Encontre seu propósito e nunca mais precise trabalhar”. Essas frases, trazem consigo uma situação que venho percebendo há tempos, que as pessoas estão constantemente em busca de algum atalho para encontrar a felicidade eterna, ou como alguns dizem, o seu lugar ao sol.

Contudo, quando vamos nos aprofundar sobre o conceito de propósito, percebemos que nem tudo são flores. Conforme o site Dicio, temos as seguintes definições:

  • 1 – Grande vontade de realizar ou alcançar alguma coisa;
  • 2 – O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir;

Observem que as principais palavras encontradas foram: Realizar, Alcançar e Atingir. São verbos que levam ou dependem de uma ação. Ou seja, é uma relação direta de um conjunto de atitudes, que remetem a: fazer, construir e desenvolver. Nada tem a ver com o conceito de encontrar, que tem uma característica muito mais passiva. 

A forma como estão, literalmente, vendendo essa busca pela felicidade, através de cursos e palestras, é que ao se conhecer e encontrar seu propósito, tudo na sua vida vai mudar. Que o autoconhecimento é importante, disso eu não tenho dúvidas. Quanto mais eu me conheço mais condições eu tenho de entender minhas emoções e reações, melhorando a minha inteligência emocional e social e, com isso, acelero meu processo de crescimento pessoal e profissional. Porém, sobre esse assunto, vou aprofundar num próximo artigo quando falarei sobre Ego x Maturidade. 

Contudo, não é tão simples assim. Acreditar que, ao encontrar seu propósito, ter pensamento positivo e postar mensagens motivacionais nas redes sociais, vai te trazer resultados nunca antes alcançados é uma falácia. Para atingir algum objetivo, é necessário fazer algo, ou seja, agir intensamente e com um foco, abdicando de várias outras coisas, trazendo um significado muito maior de de persistir e resistir. Esse conceito nos mostra que propósito nunca será um mar de rosas, mas sim um processo diário, onde todos os dias precisamos evoluir 1%, precisamos suportar um pouco mais de cansaço e, o principal, fazer o que precisa ser feito, sem desculpas e sem colocar a nossa responsabilidade nos outros.

Uma vez tive a oportunidade conversar com uma freira, de mais ou menos 80 anos e perguntei o que ele entendia de sobre propósito e ela me respondeu assim: “  - É uma escolha que tem que ser vivida todos os dias”. É muito curioso pensar sobre o que leva uma pessoa abdicar de várias coisas, que julgamos interessantes, para viver uma vida em celibato, com objetivo de ajudar os outros e de servir. Então, esse é justamente um exemplo de propósito: Uma pessoa abdicar da sua vida para servir outros. 

Não estou falando que todo mundo tem que abdicar totalmente sua vida em prol dos outros, mas sim, que precisamos escolher opções, caminhos a serem seguidos e  abdicar de vários outros porque tomamos uma decisão. A caminhada será fácil? não mesmo!! Muitas vezes será mais difícil. O problema é que muitas vezes teremos que fazer várias e várias coisas das quais não gostamos, porém o que se “vende”, principalmente nas redes sociais, é que não haverá tristeza, apenas momentos de felicidade.  Essa venda desenfreada, pode levar a uma potencialização de depressão, ocasionada por uma série de frustrações passadas. Quem nunca se sentiu inferior ao olhar páginas e mais páginas de pura felicidade do Instagram?

 Com isso, acredito que uma abordagem mais realista sobre a relação de propósito e felicidade seria: Conheça a si mesmo, encontre e treine suas habilidades, defina algo a fazer, foque em se tornar melhor todos os dias e entregue resultados melhor que qualquer um. Pois não haverá garantias de grandes fortunas ou fotos em revistas, inclusive se você fizer tudo isso.  A felicidade você encontrará ao longo da jornada, todas as vezes em que você tiver a certeza que extraiu o máximo de suas energias e habilidades para realizar, alcançar e atingir um determinado objetivo.

Up Leader
Sobre Up Leader
A nossa paixão é o desenvolvimento de pessoas e organizações. Utilizamos metodologias ativas (hands-on) com objetivo de desafiar a empresa a criar possibilidades, utilizando novas formas de pensar e agir na construção de soluções consistentes e inovadoras para o negócio.
Recife - PE
Atualizado às 14h06 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

30° Sensação
33 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quarta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias