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Copywriting

Copywriting: o poder da escrita persuasiva na sua empresa

Sua empresa pode estar com dificuldades de gerar leads devido a falta de um bom copywriting. Conheça algumas técnicas que vão ajudar seus clientes a avançarem as etapas do seu funil de vendas.

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10/02/2020 13h10Atualizado há 3 meses
Por: Bruno Cabral
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Provoque sensações e estimule o engajamento da sua persona com seus textos
Provoque sensações e estimule o engajamento da sua persona com seus textos

Se sua empresa adota o marketing de conteúdo para alimentar redes sociais, blogs, site, e-commerce, e-mail marketing e várias outras sem um uso adequado da linguagem persuasiva, possa ser que você esteja perdendo oportunidades de vendas para seu concorrente. Confira como o Copywriting pode estimular ainda mais as vendas da sua empresa. Confira quais pontos serão comentados neste artigo:

  • O que é Copywriting?
  • Qual a diferença entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?
  • O que são os gatilhos mentais e porque são importantes no meu texto?
  • Escaneabilidade de seu texto

 

O que é Copywriting?

Essa é uma técnica bem antiga e utilizada para convencer as pessoas a tomarem decisões de compra. No universo do marketing digital, o copywriting é a técnica da escrita persuasiva que visa atrair e engajar a persona. Essa é uma técnica que pode e deve ser utilizada em qualquer caixa de texto, seja na bio de um perfil de rede social, e-mail marketing, blog, posts, landing pages, mensagens, SMS, entre outros. 

Antigamente fazer publicidade tinha uma conotação muito autoritária, ditatorial e imperativa. Hoje os tempos são outros e devemos fazer um uso inteligente da linguagem persuasiva. Se você possui sua própria empresa, deve ter em vista que o seu cliente tem o direito de escolher seu produto ou do concorrente. Faça seus clientes sentirem-se que são protagonistas na decisão de escolher seu produto ou serviço. Exalte seus benefícios, diferenciais, e nunca falte com a verdade com seu público.

Qual a diferença entre Copywriting e Marketing de Conteúdo?

Tentarei responder essa dúvida ilustrando a ideia de conjuntos da matemática: o copywriting está contido no marketing de conteúdo. Logo, percebemos que a escrita persuasiva é um braço (e bem importante) da magnitude de trabalhar conteúdo dentro do marketing. Caso queira aprofundar mais suas leituras sobre esses dois temas, deixarei como sugestão a leitura destes dois livros: copywriting o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano por Paulo Maccedo e o marketing de conteúdo a moeda do século XXI por Rafael Rez.

Marketing de Conteúdo possui uma ideia mais abrangente, engloba estratégias de funil de vendas, SEO, redação publicitária (que se utiliza também das imagens para expressar um conceito), relacionamento com o público, etc. O copywriting como vimos anteriormente foca na persuasão na forma de texto.

O que são os gatilhos mentais e porque são importantes no meu texto?

Essa é uma técnica que estimula as pessoas a tomarem decisões de um modo "semiautomático". Para o marketing de conteúdo e para o copywriting é preciso trabalhar certos padrões de comportamento para despertar emoções, comandos ou direcionamentos da nossa persona. 

Cada vez mais os gatilhos mentais se fazem necessários devido a alta produção de conteúdo que são gerados e consumidos na rede. Sabemos que é impossível consumir todo o conteúdo gerado na internet, logo, é preciso gerenciar a abordagem escrita de seu negócio, e assim, estimular a tomada de decisão do clientes. Conheça seis gatilhos mentais que vão melhorar o copy:

Reciprocidade

Quem nunca recebeu algo gratuitamente e, em parte, se sentiu na obrigação de comprar para retribuir a gentileza? Esse é um princípio que sua empresa pode adotar como estratégia de marketing. Em inbound marketing é comum as landing pages solicitar os dados dos clientes, em troca, a empresa ceder algo de valor para o público. Logo, seu copy (seu texto), deve destacar esse benefício, a vantagem de receber algo de valor da sua empresa, e em troca, o cliente deve ceder seus dados como email, telefone, etc.

Compromisso e Coerência

Esse é um ponto muito delicado e que deve estar bem alinhado com o marketing e a diretoria. O compromisso e a coerência estão bem associados ao posicionamento da empresa e essa deve ser uma relação lógica. Nunca prometa algo que não poderá ser cumprido. A entrega da promessa que for feita deve ter bastante coerência com seu posicionamento no mercado. Construa uma personalidade clara para a sua ou suas personas.

Aprovação Social

Você gostaria de ser o primeiro a testar um desodorante, maquiagem, ou alimento recém lançado por uma nova indústria do mercado? Certamente você teria receio, medo, ou pensar que pode se arrepender ao adquirir um produto ou serviço. Gere confiança com seu público. É fundamental comprovar (seja por comentários, vídeos, cases de sucesso, etc) que seu produto ou serviço foi testado, aprovado e recomendado por seus clientes. 

Afeição

Crie vínculos emocionais com sua persona. Entenda com profundidade sua dor e faça ela se identificar com sua solução (seu produto ou serviço). Um recurso que pode ser utilizado associado esse gatilho é a construção de histórias utilizando os princípios do storytelling.

Autoridade

Este é um ponto que pode e deve ser utilizado por grandes e pequenas empresas. Esta é uma forma da marca ganhar a credibilidade e a chancela da autoridade com seu produto ou serviço. Estas autoridades devem ser facilmente identificadas com sua persona. Descubra quais são as pessoas que são influenciadoras do segmento que você trabalha. Pode ser um um ator ou atriz, um cantor(a), influenciadores (com grandes seguidores), micro influenciadores (que geralmente trabalham com conteúdo voltado para nichos). Na ausência de tudo isso, posicione seu cliente como autoridade do seu serviço ou produto.

Escassez

Este é um gatilho poderoso que gera a tomada de decisão imediata ou que não se tarde muito para tomar a decisão de compra. Algumas empresas criam contadores nas landing pages para aguçar ainda mais o sentimento de urgência. No copywriting, desperte na sua persona o desejo e a urgência por um tempo limitado, seja com um desconto, um benefício gratuito, ou algo que realmente desperte valor, atenção e ação do seus clientes. 

Ao encerrar o período acordado, tenha o compromisso remover a condição especial. Nunca comprometa a sua credibilidade e tenha respeito por todos que tiveram a urgência de respeitar a condição especial anunciada.

Você pode utilizar mais de um gatilho em um mesmo copy, mas, não tente utilizar todos eles em um único texto, não terá o mesmo efeito. 

Escaneabilidade de seu texto

Este é um ponto que diz respeito à formatação e estruturação visual do seu texto. Além de auxiliar no SEO (Search Engine Optimization), a formatação correta contribui para identificar rapidamente se o texto fornece o que está sendo buscado. Por exemplo, neste artigo você pode fazer a leitura sequencial ou ler apenas os tópicos e sub-tópicos para ir direto ao ponto ou ver se ele atende sua dúvida.

O mesmo fazemos quando compramos o livro que não conhecemos sobre o autor, nossos olhos tentaram identificar qual assunto é tratado olhando os títulos dos capítulos e sub tópicos, dessa forma, não se faz necessário a leitura da obra por inteiro. O mesmo deve acontecer com seu texto, seja ele pequeno, ou mais extenso, dê a possibilidade do leitor identificar o que será tratado.

 

Bom, espero ter atendido às expectativas com meu texto. Indique a leitura deste texto para um(a) amigo(a), certamente pode ser um tema útil e que ele ou ela esteja precisando no momento. Caso tenha alguma dúvida, pergunta, sugestão ou elogio, contacte comigo no meu perfil do linkedin. Espero sua visita na próxima semana =)

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Fonte: Climatempo
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