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WHATSAPP BUSINESS

Whatsapp Business como usá-lo para vender mais?

Whatsapp Businesse é uma solução acessível de relacionamento com o cliente.

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10/02/2020 09h07
Por: Fagner Ikamaan
Fonte: WhatsApp Business
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Whatsapp Business
Whatsapp Business

 

O Whatsapp Business foi lançado há dois anos, mais precisamente em 25 de janeiro de 2018. Desde então, vem se consolidando como uma solução acessível de relacionamento com o cliente. Em especial para as micro e pequenas empresas, sempre com orçamentos enxutos e pouco pessoal, uma ferramenta como o Whatsapp caiu no gosto do pequeno empresário.

O app, que também pode ser considerado como uma rede social, já ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos.

Mais ai fica a pergunta: Você está usando esta ferramenta a seu favor? Sabe todos os recursos que ela possui?

Listamos aqui algumas funcionalidades que podem lhe ajudar a ter resultados acima da média.

Perfil da empresa

Em tempos de geomarketing, nada melhor do que ter um canal de atendimento que facilite a tarefa de encontrar seu negócio. Nesse aspecto, de cara o Whatsapp Business se revela uma ótima escolha. No perfil, você deverá incluir:

§  Logotipo;

§  Horário de funcionamento;

§  Endereço físico e do site;

§  Descrição do negócio.

§  Perfil das redes sociais

Lembre-se de preencher todas as informações no perfil da empresa. Este será o seu cartão de visitas, e certamente as pessoas que o procurarem buscarão orientações nessa espécie de ficha. Além de tudo, também dará mais credibilidade ao seu perfil.

Respostas automáticas

Vivemos numa era em que o tempo é ouro. A demora no atendimento ao cliente poderá fazer o mesmo desistir da compra, e com isso o atendimento rápido e personalizado é decisivo para elevar o ticket médio e, em consequência, aumentar o volume de vendas. No setor de serviços, por exemplo, é o relacionamento que vai determinar uma experiência boa ou ruim aos olhos do cliente.

Tem até uma pesquisa que comprova a importância da atenção ao consumidor em contatos online ou offline. Liderada pela Oracle, nela consta que 86% dos clientes pagariam mais por uma experiência melhor em suas relações com as marcas.

Nesse sentido, o Whatsapp Business é uma mão na roda para te ajudar a atender com eficiência e rapidez. Com o app, é possível criar mensagens automáticas para responder a dúvidas frequentes. Assim, você poupa tempo e esforço na hora de dar o feedback necessário às pessoas que fazem contato.

Para ter mais sucesso ainda, procure redigir respostas que sejam amigáveis e personalize-as, conforme o tipo de dúvida que venham a responder. Por exemplo, uma mensagem de boas-vindas ou de despedida pedem personalização, enquanto uma resposta a uma reclamação fica melhor em tom mais impessoal.

Para criar as respostas, acesse “Ferramentas de mensagem”. Em seguida, para enviá-la, bastará apenas digitar o atalho salvo na conversa e a resposta já aparece na íntegra. Basta clicar em enviar e estará feito.

Respostas de Ausência

Outra funcionalidade muito atraente é a possibilidade de criar mensagens padronizadas com respostas de ausência. Nada mais chato que o cliente enviar uma mensagem e não receber o retorno. Pensando nisso o Whatsapp Business criou uma forma de facilitar essa comunicação com o cliente.

Após cadastrar o horário de atendimento da sua empresa, você pode optar por enviar mensagens de ausência fora do horário de atendimento. Exemplo: Vamos supor que sua empresa funciona de segunda a sexta das 8h as 18h. Um cliente que enviar uma mensagem as 19h para sua empresa, receberá de imediato uma notificação (resposta no próprio whatsapp) informando que naquele momento a empresa está indisponível para atendimento, ah, e essa mensagem é totalmente personalizável. Não é ótimo? Então agora, nada de deixar mais o cliente esperando uma resposta. Você pode inclusive ativar essa função e deixar desativada quando achar necessário.

 

Telas do WhatsApp Business
Telas de configuração do Whatsapp Business

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segmentação de clientes

Tal como as melhores ferramentas de automação de email marketing, o Whatsapp também permite que você crie categorias de clientes. Dependendo de quão próximos eles estejam de fechar negócio, dá para classificá-los por meio de etiquetas personalizáveis.

Essas etiquetas são úteis na hora de saber há quanto tempo um possível cliente está se mostrando interessado em seus produtos ou serviços, por exemplo. Sabendo disso, uma compra pode ser estimulada, oferecendo descontos ou condições diferenciadas de pagamento.

Para isso, uma forma simples de identificar seus contatos é atribuir cores para cada etapa em que estejam no funil de conversão.

Ao criar essas categorias, você poderá desenvolver ações conforme o tipo de lead. Os que estiverem mais longe poderão ser estimulados com descontos. Já os que estiverem mais próximos podem receber um “empurrãozinho” com brindes. Use, ainda, a estratégia da indicação, em que cada cliente fechado rende para quem indicou bônus exclusivos.

 

Métricas de análise

O Whatsapp permite que você visualize algumas métricas. Com elas, você terá pelo menos uma visão da taxa de abertura das mensagens. Elas lhe ajudarão a tomar decisões de acordo com o que mostram. São elas:

 

§  Taxa de abertura — quantas mensagens foram lidas;

§  Mensagens enviadas — total de envios bem sucedidos;

§  Mensagens entregues — quantas chegaram aos destinatários.

E o que você pode fazer com esses dados? Bom, uma alta taxa de mensagens lidas significa que o assunto em questão desperta o interesse das pessoas. Desta forma, se você sabe qual o tipo de mensagem foi mais visualizada, poderá explorar assuntos relacionados em futuros envios.

Vamos imaginar, nesse caso, que os envios contendo preços sejam os mais lidos. Sendo assim, você poderá mandar mensagens em massa para todos os seus contatos sempre que tiver uma promoção, afinal, já se sabe que eles querem mesmo é pagar barato.

 

Integração entre mídias

Gerenciar um negócio, independentemente do porte e infraestrutura, exige muito tempo, dedicação e esforço. Talvez pensando nisso, os desenvolvedores do Whatsapp Business — que por sinal, pertence ao Facebook — criaram uma ferramenta que funciona em um mesmo aparelho que tenha a versão pessoal instalada.

Para poder utilizar ambas as versões, você só precisará de um smartphone dual chip, já que cada conta será atribuída a um número. Ou seja, cada número no seu Whatsapp – exatamente como um CPF.

Isso significa, além de mais privacidade para você, a chance de transmitir uma imagem ainda mais profissional. Outra possibilidade é a integração de seus blog posts com plugins que permitem o envio de conteúdo diretamente pelo Whatsapp.

Pela plataforma WordPress, é possível publicar artigos contendo um botão para envio pelo app de conversão mais usado do mundo. Assim, tal como já é feito em outras redes sociais, você também pode integrar mídias, incluindo o Whatsapp, nas publicações de sua página.

Lembre-se também de delegar a um profissional a tarefa de responder às pessoas diretamente. Embora permita a criação de respostas automáticas, a abordagem deve privilegiar sempre o atendimento personalizado. E não menos importante, quem responder deverá estar sempre atento para dar um retorno no menor tempo possível.

Use também o Whatsapp Business como plataforma para divulgação de conteúdos em sites e redes sociais.

Usar Número fixo como WhatsApp

Isso mesmo você não leu errado. Você pode usar o número fixo da sua empresa como Whatsapp. Para isto, basta instalar o app no seu celular e na hora de ativar digitar seu numero fixo no lugar do celular. Ai você deve estar se perguntando: e como faço a confirmação? Correto? É simples! O sistema para confirmação funciona de duas formas: 1) através do envio do SMS e 2) ligando para o número informado. No caso, será essa opção escolhida. Após essa confirmação é só seguir o passo a passo de instalação.

Porque essa seria uma boa opção? O cliente já tem seu número fixo, e por mais que ele não decore seu número, ter 02 ou 03 números na agenda confunde na hora do cliente ligar para sua empresa e falar no Whatsapp. Sendo assim, você terá a chance de unificar todos os números em uma só ferramenta.

 

Função Catálogo

Em abril de 2019, Mark Zuckerberg deixou registrado uma super novidade para o WhatsApp Business durante o F8 – evento que apresenta novidades da “família Facebook”. Todos sabemos que o app tem sido de extrema importância no mundo dos negócios: ele é utilizado para negociar, manter contato e criar relacionamento com clientes e até mesmo para vender.

Pensando nisso, o app agora conta com um recurso que tornará a apresentação de produtos e serviços ainda mais prática: o catálogo de produtos dentro do WhatsApp Business. 

A novidade já está disponível para várias contas e é possível que até o fim de 2019 todas já estejam com essa funcionalidade disponível. Com ela você poderá cadastrar todos os produtos e serviços e deixar disponível para visualização do seu cliente.

 

Gostou das novidades? Agora é só usufruir desses recursos e fazer a migação da sua conta Whatsapp para a versão Business.

Ah, e vai mais um dica, anter de migrar não esqueça de fazer o backup das mensagens tá ok?

 

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