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Entretenimento Geolocalização

Geolocalização no carnaval e a tática de colocar marcas em camarotes

Descubra como inserir sua marca nos principais camarotes de carnaval utilizando a geolocalização do facebook. Não perca a oportunidade de dialogar com sua audiência durante os dias de carnaval.

03/02/2020 13h30 Atualizada há 6 meses
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Por: Bruno Cabral
Camarote Carvalheira na Ladeira (Olinda-PE). Fonte: PE no Carnaval
Camarote Carvalheira na Ladeira (Olinda-PE). Fonte: PE no Carnaval

Dentro do seu planejamento, você já decidiu se irá realizar algum tipo de campanha patrocinada nos dias de carnaval? Dependendo do seu objetivo, trabalhar a geolocalização em certos camarotes pode ser uma boa estratégia para otimizar sua verba e dialogar com mais pessoas. Confira o que você verá neste artigo:

  • O que é e como funciona a geolocalização?
  • Mapeamento dos camarotes para utilizar a geolocalização
  • Identificação dos hábitos e comportamento do público
  • Apelo de comunicação da campanha geolocalizada para carnaval
  • Programação da campanha no gerenciador de anúncios do facebook

 

O que é e como funciona a geolocalização?

A geolocalização é a a tentativa de identificar a localização de um objeto. Antigamente as pessoas utilizavam o celular para realizar chamadas telefônicas. No mundo atual e globalizado os smatphones são quase que inseparáveis de nossa presença (seja para comunicação, jogos, transações bancárias, pesquisa, entre vários outros usos). As marcas sabendo que estamos sempre utilizando o smatphone para algum tipo de atividade, utiliza da geolocalização para direcionar campanhas e todo tipo de publicidade aos nossos dispositivos. 

Nossos aparelhos possuem os elementos que são necessários para as marcas nos encontrarem geográficamente: um Gmail, GPS, Rádio Frequência, Wi-Fi, aplicativos, etc. Esses são as principais coordenadas que a geolocalização precisa para cruzar os dados e saber onde você está, qual local você visita com certa frequência, o local de seu trabalho, de sua residência, quando está próximo de seus amigos, ou seja, vivemos um verdadeiro Big Brother Brasil da geolocalização. 

Mapeamento dos camarotes para utilizar a geolocalização

Mapeie a área que você deseja anunciar. No Brasil existem inúmeros blocos e camarotes voltados para as festividades de carnaval. Às vezes sua marca precisa se posicionar de um modo interessante em uma cidade de interior, por exemplo, e você pode ir além do calendário sazonal tradicional (aniversário da cidade, essas coisas rsrs), veja as festividades que ocorre na cobertura da sua marca. 

Em Pernambuco, existe o famoso bloco de carnaval chamado Arerê na cidade de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú de Pernambuco), e traz atrações bastante conhecidas pelo grande público (já houve edição de ter Leo Santana e Cheiro de Amor). Imagina a quantidade de oportunidade para as marcas do sertão pernambucano ou até mesmo das marcas nacionais ativarem nestes festejos. Descubra quais blocos mais se destacam na capital de seu estado ou de cidades mais distantes (caso sua marca tenha cobertura nestas áreas). 

Identificação dos hábitos e comportamentos do público

Esse é um ponto que dialoga bastante com o nível da renda de seu público. É importante que você tenha em vista que uma pessoa de alto poder aquisitivo pode frequentar camarotes mais econômicos (e até mesmo bloco de rua gratuito) como também há pessoas que se planejam durante o ano para se presentearem com uma experiência de um camarote bem estruturado, equipado e com grandes atrações. 

É importante destacar que não estamos analisando o quanto a pessoa ganha mas sim o hábito de consumo. O que essas pessoas buscam? Comodidade? Realizar fotos "instagramáveis"? Marcar presença por puro status social? São pontos muito sensíveis que precisam ser avaliados e podem ser pontos de oportunidade para sua marca criar um diálogo. Tenha uma abordagem criativa,

Apelo de comunicação da campanha geolocalizada para carnaval

Já que estamos utilizando a geolocalização como parâmetro, porque não destacar que sua marca também está presente no mesmo bloco ou camarote que seu target está? Claro, isso é um exemplo, mas você pode criar diversas abordagens. Pense a comunicação de sua peça (título, chamada, legenda, quais emojis utilizar, formato, posicionamento, etc). Após elaborar tudo isso, já podemos seguir com a estratégia. 


Como adicionar pino na geolocalização no gerenciador de anúncios do facebook
Como adicionar pino na geolocalização no gerenciador de anúncios do facebook

Não esqueça que as pessoas no carnaval querem descansar, adiantar alguma demanda ou simplesmente se divertir nos festejos. Se você pensa em direcionar a mídia por geolocalização para algum camarote, pense em algum conteúdo que seja realmente útil para sua audiência e no momento em que ela está vivenciando, ou, de repente criar uma comunicação mais divertida e "tiradora de onda" para o momento (está valendo também). Valide com seu time qual o discurso mais interessante e inteligente de ser abordado neste momento.

Programação da campanha no gerenciador de anúncios do facebook

No gerenciador de anúncios do facebook, quando você cria uma campanha na sessão de conjunto de anúncios, é possível inserir a geolocalização de duas maneiras: inserindo o endereço ou inserindo um pino (essa segunda será a opção que iremos trabalhar nesta estratégia). Você pode adicionar um pino no mapa e reduzir o raio até 1km de distância. Você um ou mais pinos para ativar sua marca em pontos isolados e variar o tamanho do raio dependendo da disposição dos pontos de sua estratégia. 

Ao selecionar o público, você pode utilizar direcionar a entrega da mídia de quatro maneiras: para as que moram ou estiveram recentemente nesta localização (ou seja, todas as pessoas envolvidas com o pino), pessoas que moram na localização (cuja o imóvel do morador esteja dentro deste raio), pessoas nesta localização recentemente (que passaram recentemente na área), e por fim pessoas que estão visitando esta localização (ou seja, pessoas que passaram recentemente na área e residem em uma distância superior a 200km de distância). Para este objetivo, o mais recomendado seja selecionar o primeiro: todos que moram ou estiveram recentemente na localização. 

 

Não deixe de ativar sua marca neste carnaval, valide junto com seu time a possibilidade de fazer algo inovador para seu público. Espero que o artigo tenha atendido suas expectativas. Críticas e sugestões são bem vindas, deixe sua sugestão aqui nos comentários ou no meu perfil no LinkedIn. Espero sua visita novamente na próxima semana

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