Anúncio
Dia do Publicitário

Diário de um publicitário: me formei para que mesmo?

Atenção, este é um conteúdo livre de conversões, KPI e qualquer objetivo de marketing pensado em conversões. Dito isso, podemos seguir a leitura alusiva ao dia do publicitário!

Cumaru Digital

Cumaru DigitalOlá, meu nome é Bruno e sou um dos colaboradores da Cumaru Digital que atua na produção de conteúdo desse blog. Nós somos uma agência digital e temos diversas soluções para seu negócio, independente de qual etapa do digital você se enquadra. Clique no banner e receba nosso conteúdo sempre que atualizarmos algo em nossa coluna =)

01/02/2020 06h30Atualizado há 3 meses
Por: Bruno Cabral
218
Para onde caminham os publicitários?
Para onde caminham os publicitários?

Você sabe o que faz um publicitário? Se você pensa seguir nesta profissão, tenha em seu DNA: inovação, automação, geração de leads, KPIs, entre outros. Mesmo que você ainda não tenha uma área tão definida dentro do curso, é fundamental que você esteja imerso em conceitos do tipo: jornada de compra, conteúdo para redes sociais e internet, mídia online, geração de leads, LGPD, KPIs, otimização da verba… Acredito que seja um bom começo!

Quando comecei o curso, busquei por livros que falavam sobre o dia dia de um(a) publicitário(a), sobre o funcionamento e a dinâmica de uma agência de publicidade, e também as habilidades que eram essenciais para este profissional. Administração em Publicidade: a verdadeira alma do negócio e Propaganda Teoria Técnica e Prática são livros que eu ainda considero excelentes leituras, mas, nas edições nas quais eu li, ilustram muito mercado voltado para agência e veículo de comunicação. Hoje sabemos que o campo de atuação expande para empresas de um modo geral, startups, frellancer, entre outros.

Iniciei minha carreira profissional no jornal Folha de Pernambuco, e só vim ingressar no curso 1 ano depois. Antes eu tinha uma visão muito direcionada a minha prática de criar layouts e aprovar textos e peças gráficas. Mas, sentia falta de me destacar como profissional e apostei no curso de publicidade para abrir a mente para começar a ter dimensão da engrenagem como um todo. 

Aos poucos fui aprendendo novos conhecimentos de planejamento, mídia offline e em seguida sobre mídia digital. Acredito que essa foi a decisão mais assertiva que fiz. Passei a ver como o processo acontecia, desde o insight até os resultados após o término de uma campanha publicitária. 

Tive a oportunidade de fazer o jornal meu laboratório para exercitar tudo o que aprendia na faculdade. Era bom para mim, pois estava aplicando conceitos e ideias, exercitava o que via em sala de aula na prática de modo aplicado, e o jornal se beneficiava de ter uma mão qualificada investindo tempo e bastante dedicação para o próprio veículo. Por quase 8 anos fiquei imerso nesse processo e me senti impulsionado a aventurar-me em um novo desafio.

No início do segundo semestre de 2019, fui trabalhar em uma pequena imobiliária, o meu maior desafio foi: construir um carro para depois dirigir! Esse foi o momento não só de aplicar o meu conhecimento em prática, mas foi antecipar essa etapa e aprender na dor a fazer coisas novas. 

Nunca havia feito um site, não entendia o que era um script em html, tive sim minhas dificuldades, como qualquer outro profissional quando se aventura em realizar novos trabalhos. Mais uma vez a minha mente teve um grande "boom" e isso me fez sentir realizado e perceber que conseguia montar o carro para poder dirigir o meu carro do marketing digital. 

Apesar de não ser formado em marketing, a vida me foi mostrando caminhos para atuar em desafios diferentes do que a grande maioria dos publicitários buscam (ou pelo menos buscavam). Enquanto cada um antes queria atuar como atendimento, planejamento, mídia, etc, eram poucas as agências no meu estado que tinham grandes equipes para se aventurar em certas áreas. Ainda me aventurei um tempo como mídia off, e me encantei em criar meu primeiro plano de mídia off na planilha de excel. 

Tem coisas que devemos nos abrir como profissionais, testar novas ferramentas, novos sistemas operacionais e até mesmo dirigir um carro automático (mesmo que você prefira dirigir seu carrinho com o câmbio manual, é importante que a mente de um publicitário seja receptiva para o novo!).

Se você pensa seguir nesta carreira, saiba que você terá o compromisso de eventualmente estar realizando cursos de reciclagem. E não é uma questão de escolha, ou faz ou você será atropelado pela nova geração de profissionais que anualmente as faculdades e universidades formam. Conheça um pouco de tudo que a carreira oferece e esqueça, não dá pra ser tudo, por isso uma agência existem pessoas para trabalhar. A pessoa que faz atendimento dificilmente terá bons resultados se estiver envolvida com planejamento ou mídia, por exemplo. 

Quando somamos esforços em prol de um objetivo comum, a chance de alcançar o resultado é muito maior do que querer fazer tudo sozinho e ter o mérito. 

Acho que esse foi o texto mais distante de marketing digital que já produzi até então mas a gente jamais pode esquecer nossas marcas, nossa história e todos os degraus que já subimos, né verdade? Se você pensa em estudar publicidade e propaganda, entre com o sentimento de fazer diferente e dar seu melhor. Não pense que você concorre com A ou B. Seu maior concorrente é você, coloque metas possíveis e se presenteie quando alcançar. 

Seja organizado, planeje seu tempo, se desapegue de coisas que tomam seu tempo demasiadamente, e mesmo no ócio, veja de que forma você pode se divertir e aprender ao mesmo tempo. Particularmente eu gosto muito de estudar espanhol, e a netflix e todas as séries de narcos me ensinou não só as "jergas" e tantos outros dialetos, mas também a fluência de entender sotaques diferentes. Mesmo me divertindo, aprendi bastante coisa inconscientemente. 

Durante seu curso, crie seus projetos, seja a pessoa que conecta ideias, proponha desafios. Desfrute de todas as possibilidades que o curso irá lhe promover! E quando se formar, não se acomode. Não pense que você é obrigado a seguir em uma pós e depois mestrado porque você tem que estar estudando com vínculo em alguma instituição. 

Particularmente eu passei a estudar muito mais quando me formei, dediquei mais tempo a minhas leituras, consuma conteúdo em formatos variados (podcast, vídeo aula, livros, artigos de blogs como este, entre outros). Posso hoje não ser um profissional famoso como vários publicitários renomados ai pelo mercado, mas, me sinto gigante do tanto que invisto em minha formação. Espero conseguir devolver para a sociedade parte do que consegui acumular nessa minha trajetória! E você é publicitário? Comenta como está seguindo sua trajetória!

Recife - PE
Atualizado às 21h21
26°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 23°
28°

Sensação

2 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias