“UMA MENTE NEGATIVA NUNCA LHE DARÁ UMA VIDA POSITIVA”
Nosso cérebro desenvolveu sistemas seguros para nos proteger e reagir diante do perigo, e esse padrão ainda é mantido, e deve ser por uma boa razão.
Pesquisas demonstram que o nosso cérebro produz um aumento maior na atividade elétrica diante aos estímulos que considera negativos.
Quando estes pensamentos são instalados, o processamento da informação é retardado. A Amígdala, que controla a resposta de luta ou fuga, fica desregulada.
Na verdade, o cérebro (a Amígdala) não sabe diferenciar qual a real experiência está ocorrendo, se é uma situação de vida ou morte ou uma situação de aborrecimento.
Como você pode imaginar, o resultado é, então, uma reação exagerada a qualquer situação estressante, seja um pequeno aborrecimento ou uma ocorrência traumática real. E, isso pode resultar em uma situação perigosa ou incapacidade de lidar com qualquer tipo de estresse.
Podemos agora entender porque este aparato cerebral, supersensível à negatividade, está em ação em todas as esferas de nossas vidas em todos os momentos.
Mas, mesmo quando identificamos a explicação evolucionária dessa tendência para o negativo, ainda nos perguntamos o que fazer com relação ao excesso pensamentos negativos que nos vem à cabeça e deixa confusos e perturbados.
Na verdade, esses padrões de pensamento negativos (inúteis) podem ter um impacto forte e às vezes devastadoras em nossos relacionamentos, nossa saúde, nosso trabalho.
Vejamos, agora, mais especificamente o que se entende por negatividade, para identificarmos meios de lidar com este comportamento.
A negatividade poderia ser um transtorno mental?
Um estudo de 2013, com mais de 30.000 pessoas revelou que falar com insistência sobre eventos negativos da vida (particularmente por meio da autocensura, ou ficar remoendo) pode ser o principal indicador de alguns dos problemas de saúde mental mais comuns na atualidade.
Os resultados deste revelador estudo do Reino Unido, o maior de seu tipo, indicaram que:
“Não é apenas o que nos acontece que importa, mas a maneira como pensamos sobre isso que molda nosso bem-estar psicológico. ”
Como podemos notar, embora a negatividade não seja em si mesmo um transtorno mental, as atitudes pessimistas podem nos trazer efeitos muito nocivos em nossa vida.
A negatividade é o processo (padrão interno de comportamento) no qual nos habituamos a ter pensamentos pessimistas, e sempre esperamos o pior aconteça. Como consequência entramos em processo de estagnação e diminuição da alegria e produtividade.
É interessante notar que muitas vezes não notamos o quanto este padrão indesejável está presente em nossa rotina diária. E, também não relacionamos que alguns resultados desfavoráveis que obtemos, possam estar relacionados com esse modo inadequado de pensar.
Mas, como posso mudar este padrão?
Ouvimos muitas pessoas afirmarem que este é um padrão difícil de mudar. Bem, como todo hábito, precisamos identificar e atualizar os pensamentos danosos presentes em nossa mente, e substituí-los por pensamentos positivos.
Um passo inicial muito importante pode ter contato com nosso crítico interno, reconhecer quando ele fala, e gatilho que o desencadeia.
A boa notícia que esta é uma tarefa possível, e com a ajuda psicológica podemos obter resultados muito significativos que nos trarão momentos de satisfação e melhor saúde em nossa vida.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, descubra os 7 tipos de negatividade que você deve cancelar
1. Perfeccionismo
Tentar alcançar algo que é literalmente inatingível só resultará em um sentimento de "sou menos do que..."
2. Julgar a si mesmo e aos outros
Quando você é super crítico, você está apenas se concentrando em suas próprias qualidades negativas, e dos outros.
3. Dúvida
A dúvida é uma erva daninha que vai tomar conta da sua vida se você não a arrancar pela raiz.
4. Assumir que o pior acontecerá
Se você nunca acha que as coisas serão melhores, elas não serão. E isso remove as esperanças.
5. Preocupação
Preocupar-se não muda nada, exceto sua saúde e estado mental.
6. Reclamar
Quando você se concentra nas coisas negativas, você está realmente se preparando para nunca vai se sentir satisfeito ou feliz.
7. Tentar controlar tudo
Você não pode controlar tudo, e quando você tenta e inevitavelmente falha, você culpa a si mesmo.
*Lembramos que estas informações possuem um caráter informativo., e um profissional deve procurado para uma avaliação e tratamento adequado quando houver alguma identificação com os dados apresentados.
Como sempre, coloco-me à disposição e para maiores informações acesse www.franciscopsicologia.com ou em minhas redes sociais.
Um grande abraço.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 24° Máx. 30°
Sol e Chuva