Segunda, 03 de Agosto de 2020
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Negócios Vendas

Boas práticas de vendas

Modelos de sucesso são variados, no entanto, aproveitando as práticas citadas no nosso artigo anterior, exploraremos os tópicos abaixo, que poderão esclarecer e te fazer entender porque alguns vendedores prosperam e outros não.

06/02/2020 09h00
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Por: Luciano Fernandes
Boas práticas de vendas

Muitas vezes sou questionado sobre as dificuldades que as pessoas têm para se manter num mercado de vendas cada mais competitivo. Modelos de sucesso são variados, no entanto, aproveitando as práticas citadas no nosso artigo anterior, exploraremos os tópicos abaixo, que poderão esclarecer e te fazer entender porque alguns vendedores prosperam e outros não.

Excelência no atendimento

Com uma quantidade cada vez maior de opções no mercado, o que faz com que o cliente opte por uma empresa/marca por outra é a sua experiência com elas. Quanto mais ele se sentir importante (podemos dizer “empoderado”, já que está na moda), mais preferência dará à determinada marca/empresa. Essa importância pode ser resumida com uma pergunta simples – que, infelizmente, a maioria dos vendedores não faz: “COMO EU GOSTARIA DE SER ATENDIDO?”

Boa aparência (você vende o que aparenta)

A boa aparência pode ser exposta não somente na vestimenta, no comportamento humano, como também na forma como seu produto é apresentado e exposto no mercado. Um vendedor bem arrumado pode não vender nada se não tiver outras competências mas, experimente agregar a isso o desalinho da apresentação pessoal. Desastre total.

Controle e planejamento

Nada pior do ser surpreendido por uma pergunta básica à qual você não possa responder, tal como: “QUAL FOI O VOLUME QUE FECHEI EM MEU ÚLTIMO PEDIDO?”. Uma resposta rápida e precisa, mesmo que precise de uma olhadela na agenda, no tablete ou no celular demonstra agilidade e conhecimento de seu cliente. Regra de Ouro: importantíssimo um vendedor se preparar para qualquer visita – seja uma inicial ou aquela a um cliente antigo – checar e antecipar as informações o capacita para qualquer surpresa na negociação. Boa preparação, sucesso na negociação!

Organização

Tão fundamental quanto o tópico acima, a organização em vendas reflete a eficácia a que somos postos à prova diariamente. Vendedor organizado, ciente de seus deveres, horários, conhecedor do seu cliente, de seus produtos e empresa se torna apto para qualquer função dentro de sua carreira. Nosso cotidiano acelerado nos exige uma perfeita organização para melhor domínio do mercado. Outra Regra de Ouro: isso deve ser diário!

Inteligência de mercado

Antecipar tendências, conhecer as ações da concorrência, estar preparado para agir em situações graves, interagir junto a seu público consumidor e estar pronto para atendê-lo são prerrogativas que farão a diferença entre quem vende e quem tira pedido.

Fidelização

Apesar de estar fora de moda (e de prática no meio de vendas, infelizmente) a fidelização de seus clientes é a garantia da perenidade de seu negócio frente aos concorrentes. Nessa era de inovação, as possibilidades são infinitas para a concretização desse tópico. Pense um pouco sobre isso...

Pós-Vendas

Vendi – acabou! Essa é a máxima mais escutada no meio comercial. Mas, NÃO!!! Sua responsabilidade é ampliada após a conclusão de um negócio. Se você pensar que não, me desculpe a sinceridade mas, sua carreira não terá a prosperidade que você tanto sonha.

E então, vamos vender?

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